Caixa credita na segunda saque emergencial para nascidos em setembro

Aplicativo Caixa Tem

A Caixa credita nesta segunda-feira (31) o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores nascidos em setembro. 

Apesar de a Medida Provisória 946, que instituiu o saque emergencial, ter perdido a validade, a Caixa manteve o calendário de saques, com base no princípio da segurança jurídica. Ao todo, o governo pretende injetar R$ 37,8 bilhões na economia, beneficiando cerca de 60 milhões de pessoas.

Nesta fase, o dinheiro poderá ser movimentado apenas por meio do aplicativo Caixa Tem. A ferramenta permite o pagamento de boletos (água, luz, telefone), compras com cartão de débito virtual em sites e compras com código QR (versão avançada de código de barras) em maquininhas de cartão de lojas parceiras com débito instantâneo do saldo da poupança digital.

O pagamento será feito na conta poupança social digital. O saque em dinheiro estará disponível somente em 31 de outubro.

O valor do saque emergencial é de até R$ 1.045, considerando a soma dos saldos de todas as contas ativas ou inativas com saldo no FGTS.

Brasil registra 3,8 milhões de casos do novo coronavírus

Boletim Epidemiológico covid-19 divulgado em 30/08/2020

Agência Brasil.

O Ministério da Saúde divulgou hoje (30) novos números da pandemia do novo coronavírus (covid-19) no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem 3.862.311 casos confirmados da doença e 120.828 mortes registradas. Os casos recuperados somam 3.031.559. 

Nas últimas 24 horas, o ministério registrou 16.158 novos casos e 566 mortes.

O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados desde o início da pandemia, 803.404, e 29.978 mortes.  Em seguida estão os estados da Bahia (256.062 casos e 5.344 óbitos), Rio de Janeiro (223.302 casos e 16.027 óbitos) e Minas Gerais (215.050 casos e 5.326 mortes)

De acordo com o Ministério da Saúde, 2.772 casos estão em investigação.

Fernando de Noronha anuncia reabertura exclusiva para turistas que já tiveram Covid-19

O Globo.

Fernando de Noronha anunciou a reabertura gradual para turistas, a partir desta terça-feira, após cinco meses do fechamento. No primeiro momento, porém, a medida vale apenas para aqueles que já foram diagnosticados e curados da Covid-19. Uma nota no site oficial do arquipélago afirma que a retomada das visitas “será por etapas, com todos os cuidados para garantir a segurança de todos”.

“Neste primeiro momento, apenas quem já teve diagnóstico positivo para Covid-19 terá acesso ao arquipélago. Para isso, será necessário anexar, junto ao pagamento da taxa de preservação ambiental (TPA), uma comprovação de que já teve a doença”, diz anota. O procedimento deve ser feito pelo site www.sounoronha.com.

O governo de Pernambuco divulgou também que vão ser aceitos, como comprovante, dois tipos de resultados: O IgG positivo (sorológico), com exame realizado pelos métodos de quimioluminescência, eletroquimioluminescência ou Elisa imunoensaio, com menos de 90 dias da data do embarque; e o RT-PCR positivo (exame de nariz e garganta), com mais de 20 dias da data do embarque. Testes rápidos não serão aceitos.

Noronha foi fechada para visitantes no dia 21 de março. Além disso, no dia 5 de abril, moradores que estavam no continente também não puderam mais entrar. Isso só voltou a ser permitido a partir do dia 13 de junho, primeiramente em voos quinzenais e, depois, semanais, seguindo um protocolo estabelecido pelas autoridades de saúde. Assim que desembarcam, os passageiros recebem uma pulseira de identificação que só deve ser removida pela equipe de vigilância em saúde no fim da quarentena ou quando sair o resultado do segundo teste, realizado já no arquipélago, confirmando a ausência do vírus. Antes do embarque, todos devem apresentar resultado negativo em exame feito no continente, na semana da viagem.

Até o momento, Noronha registrou 93 casos do novo coronavírus, sendo 42 identificados pelo estudo epidemiológico em curso no arquipélago, que deve ser concluído em 2021. Destes casos, 17 pessoas que testaram positivo, mais três que tiveram contato com elas, vieram do continente, desde a reabertura do aeroporto.

Eleições 2020: servidores públicos não podem ser demitidos apartir de 90 dias antes das eleições

 

Eleições 2020: confira as três novas resoluções e o calendário eleitoral – Costa & Advogados Associados

Para evitar o uso da máquina pública, favorecendo uns e prejudicando outros, a legislação eleitoral veda uma série de condutas. Parte delas está relacionada à construção de uma blindagem para o funcionalismo público, que não pode ser cooptado com benesses e favores nem atingido por vinganças e castigos no período eleitoral, protegendo tanto indivíduos quanto categorias profissionais. O desrespeito às regras pode levar até à cassação da chapa.

Assim como a lei passou a exigir o concurso como forma de se ascender ao funcionalismo em razão dos abusos, que transformavam o emprego público em favor concedido a correligionários em vez de ser uma função para servir a sociedade, também durante as eleições os abusos de governantes levaram à criação de proibições. “Elas buscam impedir o uso da máquina pública pelos grupos que estão no Poder”, afirmou o advogado e professor de direito eleitoral Alberto Rollo.

O que a legislação eleitoral proíbe

Assim, a legislação eleitoral proíbe as transferências sem justificativas de policiais civis e militares e agentes penitenciários para garantir a independência e a neutralidade das forças de segurança que devem zelar pela fiscalização do pleito.

Por fim, o Executivo também é proibido de nomear, contratar, transferir e demitir sem justa causa outros funcionários públicos até mesmo cortar parte do vencimentos dos funcionários públicos a partir de 90 dias antes da eleição até a posse dos candidatos eleitos. A regra veda ainda a nomeação ou dispensa de funcionários que exercem cargos de confiança.

Quais a exceções

São poucas as exceções previstas, a maioria no Poder Judiciário e no Ministério Público, que são excluídos dessas limitações legais. Também ficam excluídos os casos de contratações de funcionários relacionados à serviços públicos essenciais ou situações de emergência, como o combate à pandemia de covid-19. E é nesse ponto que os especialistas da área acreditam que a Justiça Eleitoral terá trabalho neste ano: definir o limite entre necessidade e abuso.

Duas pessoas morrem após terem carro esmagado por pá eólica transportada por carreta

Diário do Nordeste.

Acidente aconteceu no quilômetro 47, na localidade de Pau Preto, no município de Parambu/CE.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu na localidade de Pau Preto, em uma ponte sobre o Rio Puiú. Não há informações sobre as causas do acidente, porém a carreta chegou a sair da pista e a hélice ficou no meio da rodovia, causando a interdição total do trecho para o tráfego de veículos.

De acordo com o comandante da 3ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (3ªCia/3ºBBM) de Tauá, o tenente-coronel Marcos Gomes, os agentes fizeram o resgate dos corpos dos ocupantes do carro. As vítimas foram identificadas como Omar Falcão Soares, de 76 anos, que estava conduzindo o veículo e o passageiro Alexandre Barbosa Soares, de 44 anos. O condutor da carreta não ficou ferido.

Corpos encontrados carbonizados na zona rural de Tangará são identificados

Corpos carbonizados foram encontrados dentro de carro na zona rural de Tangará, região Agreste — Foto: Sérgio Henrique Santos / Intertv Cabugi

As vítimas foram identificadas como Cornélio Braga Neto, de 48 anos, natural de Natal, e Richardson Jacinto dos Santos Magalhães, de 34 anos, que nasceu em Santa Cruz.

O carro onde os corpos estavam era uma TR4 com Placa de Parnamirim. Ele foi encontrado em uma estrada de terra próximo a Fazenda Irapuru, a cerca de 15 km da zona urbana da cidade de Tangará.

A Policia Militar chegou ao local por volta das 10h. Um dos homens estava no banco de trás e o outro na mala do veículo queimado. O delegado Jaime Groff, titular da Delegacia Regional de Santa Cruz, esteve no local. Pelas características do crime, a Polícia acredita que as vítimas já estavam mortas quando os suspeitos atearam fogo no carro.

Familiares também foram ao local e reconheceram as duas vítimas, mas não deram informações sobre o que poderia ter motivado o crime.

Informações do G1.RN/RN TV.

Definido chapa de pré-candidatos à prefeito e vice em Serra Caiada pelo bloco político da prefeita Socorro

Neste sábado 29 de agosto, foi definida a composição da chapa de pré-candidatos a prefeito e vice em Serra Caiada, pelo bloco político da prefeita Socorro e do ex-prefeito Faustinho (líder político da cidade).

A chapa foi anunciada em reunião política na casa da Prefeita Socorro, juntamente com sua base e pré-candidatos a vereadores, atual vice-prefeito Wanderley, e a presença do assessor jurídico eleitoral, o advogado Cristiano Barros.

Para compor a chapa com o pré-candidato a prefeito Joãozinho Furtado (PSDB), foi anunciado o nome de Denilza Nascimento (PSD).

Denilza, é Engenheira Ambiental, atuou como secretária de Turismo e Meio Ambiente do município. O nome foi recebido calorosamente pelo bloco político. “Aceitei com muita alegria o convite, pois quero contribuir com o desenvolvimento do meu município e também a admiração pela união do grupo, me fez tomar a decisão”, ressaltou Denilza.

A jovem Engenheira, vem para somar e disposta a enfrentar o desafio, juntamente com o jovem engenheiro, visionário e capacitado, Joãozinho (Ex-secretário de Obras do município).

“Aceitei o desafio pois sabia da responsabilidade, é vontade minha estar aqui, e continuar este lindo trabalho. Quero somar, mas com a experiência”, falou o pré-candidato a prefeito Joãozinho.

União e Trabalho, resumiu o encontro dos pré-candidatos, embalando fortemente a pré-campanha com a chapa definida.

A convenção partidária que homologará os nomes, acontecerá no sábado, 5 de setembro.

Tremor de terra com magnitude 2.2 é registrado neste sábado (29) em Pedra Preta, RN

Estrela mostra epicentro do tremor de terra registrado pela UFRN em Pedra Preta — Foto: LabSis/UFRN/Divulgação

G1/RN.

Um tremor terra com magnitude de 2.2 foi registrado na madrugada deste sábado (29), no município de Pedra Petra, segundo o Laboratório de Sismologia (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O caso aconteceu por volta das 2h23 no horário local.

O caso foi registrado por várias estações da Redes Sismológica Brasileira operadas universidade. Segundo o laboratório, a ocorrência do evento foi comunicada à Defesa Civil.

De acordo com os pesquisadores, os tremores em Pedra Preta vem sendo registrados e estudados desde 2010, quando ocorreu um tremor de magnitude 3.5.

“A atividade sísmica intercala períodos de intensa atividade com períodos de eventos esporádicos, como vem ocorrendo ultimamente”, informou o laboratório.

Conforme os estudiosos, “é impossível prever como a atual atividade vai evoluir”.

CategoriasRN

Covid-19: Brasil tem 3 milhões de recuperados e 120 mil mortes

Boletim epidemiológico covid-19

Agência Brasil.

esde o início da pandemia, o Brasil já confirmou 3.846.153 diagnósticos positivos de covid-19. Desse total, 3,1% faleceu; 18,7% está em acompanhamento e 78,2% conseguiu se recuperar da doença.

Nas últimas 24 horas, foram registrados 758 óbitos e 41.350 casos confirmados.

Aos sábados, domingos e segundas-feiras, o número registrado diário tende a ser menor pela dificuldade de alimentação dos bancos de dados pelas secretarias municipais e estaduais. Já às terças-feiras, o quantitativo em geral é maior pela atualização dos casos acumulados aos fins de semana.

A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 3,1%. A mortalidade (quantidade de óbitos por 100 mil habitantes) atingiu 57,2. A incidência dos casos de covid-19 por 100 mil habitantes é de 1830,2.

Os estados com o maior número de mortes são: São Paulo (29.944), Rio de Janeiro (16.016), Ceará (8.382), Pernambuco (7.547) e Pará (6.109). As Unidades da Federação com menos óbitos são: Roraima (587), Acre (608), Tocantins (658), Amapá (659) e Mato Grosso do Sul (840).

Dois corpos carbonizados são encontrados dentro de veículo na zona rural de Tangará, RN

Dois corpos carbonizados foram encontrados na zona rural do município de Tangará neste sábado (29) em uma estrada próxima a Fazenda Irapuru.

Segundo populares, os corpos foram encontrados carbonizados dentro de um veículo.

A polícia civil de Tangará esteve no local, para os procedimentos cabíveis a ocorrência. Segundo informações o veículo era uma TR4 com placas de Parnamirim/RN, familiares das vítimas estiveram no local, para reconhecimento, onde os nomes dos mesmos ainda não foram divulgados pela polícia local.

A investigação da ocorrência policial deverá ficar a cargo da policia civil de Tangará.

Prefeito de Passa e Fica é condenado pelo TJRN e não poderá disputar reeleição

O prefeito da cidade de Passa e Fica, Celso Luiz Marinho Lisboa, conhecido como Celú Lisboa, foi condenado pela Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte por ato de improbidade administrativa. De acordo com o órgão colegiado, “há provas de fraudes em processos de dispensa de licitação”, concluída e finalizada, inusitadamente, em 1 dia.

Além disso, a ação judicial comprovou que o prefeito concluiu todo um processo de dispensa de licitação, selecionando uma empresa que – inusitadamente – apresentou sua proposta sem que a administração sequer publicasse atos do processo de dispensa no Diário Oficial. A ação viola princípios básicos da administração pública e traz prejuízos ao erário.

“Não se demonstrou a situação emergencial, calamitosa que justificasse a dispensa; não houve justificativa quanto à escolha do fornecedor ou executante, nem justificativa do preço, como determina a lei. Também não houve pesquisa de mercado”, diz o acórdão do julgamento.

O processo não se refere ao atual mandato de Celú Lisboa, mas ao ano de 2005, quando ele também exercia o cargo de prefeito, sendo eleito no ano anterior. Para o atual mandato, Celú Lisboa foi eleito em uma eleição suplementar realizada no ano passado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O prefeito foi condenado à perda do cargo e a suspensão dos direitos políticos, o que só poderá ser efetivado com o trânsito em julgado da sentença condenatória, ou seja, caso seja confirmado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Desse modo, o prefeito Celú Lisboa, que foi eleito em eleição suplementar, poderá terminar o mandato, mas não poderá mais disputar a reeleição esse ano.

Fonte: Portal Grande Ponto

Com redução de pacientes, Hospital da PM encerra UTI Covid em Natal

Portal Grande Ponto

O Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia Militar) encerrou nesta sexta-feira (28) as atividades da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19.

A medida foi possível devido à redução dos casos de coronavírus no Estado. De acordo com o hospital, os leitos serão reaproveitados para o tratamento de outros diagnósticos.

Ao todo atuaram na UTI 40 médicos, 11 fisioterapeutas, 19 enfermeiros, 60 técnicos de enfermagem e 22 higienistas e maqueiros. Foram seis meses de trabalho de uma equipe multiprofissional composta por militares e civis.

Vaza áudio do prefeito de Tangará, Jorginho, chamando cidadão de CABA SEM FUTURO E O POVO TA MUITO ÉÉÉ MAL EDUCADO por reclamar da gestão

Vazou em grupos de whatsApp e compartilhado na rede social Facebook um áudio, cuja voz seria do prefeito de Tangará, Jorginho Bezerra, onde ele, manda mensagem em áudio para o seu atual chefe de Gabinete, Murilo, em uma conversa de Whatss App.

No áudio o prefeito Jorginho chama o povo de MAL EDUCADO, finalizando faz uso de palavras inapropriadas a de um gestor público, chamando o cidadão de família tradicional na cidade, de CABA SEM FUTURO, dando a conotação que por ele ser dessa família.

O Blog Tangaraense, fez a legenda do áudio que circula nas redes sociais, logo abaixo vocês podem tirar suas conclusões, resolvemos não publicar o áudio, por respeito e para não expor o cidadão envolvido na questão.

O nome da pessoa agredida verbalmente pelo prefeito foi modificado por XXXX. 

Murilo eu fui olhar ai, quem passou o áudio para você, a mensagem ai, é (XXXXXX), esse (XXXXX) , ele não paga os impostos, sabe, toda vida ele diz que não paga sabe, e outra coisa, eu tava me lembrando aqui, esse transporte ai, da carne ai, é do Matadouro para o mercado isso é uma cortesia que a Prefeitura faz, não é obrigação nossa que eles ganham dinheiro, eles são particulares, eles ganham dinheiro vendendo a carne, entendeu, É QUE É UM COSTUME DE RECLAMAR, SABE MURILO, O POVO TA MUITO ÉÉÉ MAL EDUCADO, SEMPRE QUERENDO RECLAMAR DE ALGUMA COISA NÉ ENTENDEU, ele bota a culpa logo ai no tratorista né, o tratorista não podia ir se o carroção estava quebrado, MAIS ESSE RAPAZ AI, ELE É DOS CHATOS; É CABA SEM FUTURO, É (XXXXX), acho que vc sabe quem é ele né, e isso é uma cortesia, que a gente faz, que é um costume, mais não é obrigação nossa, , entendeu, mais NINGUÉM VAI TÁ DIZENDO ISSO NÉ, POR QUE TEM OUTROS QUE SÃO COM A GENTE, E TUDO NÉ OUTROS MACHANTES NÉ”.

Finalizando, o Blog Tangaraense se solidariza com os familiares envolvidos e a população da cidade, pois conversas como estas acontecem em bastidores, como vemos acima, também mostra o quanto o prefeito é perseguidor. Também abrimos este espaço para o direito de resposta do prefeito.

Neymar e Marquinhos estão entre os 23 da seleção da Liga dos Campeões

Seleção Uefa tem Neymar e Marquinhos entre os 23 jogadores selecionados

Agência Brasil.

Os brasileiros Neymar e Maquinhos, do Paris Saint-Germain (PSG), e Thiago Alcântara, do Bayern de Munique, estão na lista de 23 jogadores da seleção da União das Associações de Futebol da Europa (Uefa,na sigla em inglês)  anunciada nesta sexta-feira (28) pela entidade, na Suiça. O Bayern de Munique, hexacampeão da Champions League, se destacou com maior número de jogadores – ao todo nove -, só Boateng e Coman, entre os titulares, não estão relacionados.  Além da dupla brasileira Neymar e Marquinhos do vice-campeão PSG,, o time francês é representado também por Mbappé.  O RB Leipzig também têm três jogadores na lista: Dayot Upamecano, Marcel Sabitzer e Angeliño.

A relação é formulada por um grupo de observadores técnicos da Uefa formado por Packie Bonner, Cosmin Contra (técnico da Romênia), Aitor Karanka (treinador do Birmingham), Roberto Martínez (técnico da Bélgica), Ginés Meléndez, Phil Neville, Willi Ruttensteiner e Gareth Southgate (treinador da Inglaterra).

TV Assembleia passa a ser transmitida no Canal 10 em sinal aberto de televisão

A mudança no canal da TV Assembleia no Rio Grande do Norte para a frequência televisiva 10 será feita a partir deste sábado (29) no sinal aberto de televisão.

A conquista do novo canal da TV Assembleia foi comemorada pelo presidente da Assembleia, Legislativo Estadual. “Com a modificação estaremos próximos aos canais de maior audiência da TV aberta. Temos hoje um legislativo transparente, atuante e com programação ao vivo, garantindo a acesso do cidadão ao rito legislativo e ainda levando informação de qualidade para a população”, destaca o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB).

A mudança só foi possível graças à atuação do ministro das Comunicações, o potiguar Fábio Faria, que garantiu a rápida alteração, possibilitando mais um legado de pioneirismo para a TV Assembleia do RN. “Os avanços em tecnologia permitem novas conquistas como a democratização da comunicação. E uma das nossas metas no Ministério das Comunicações é garantir o fortalecimento dos canais legislativos em todo o Brasil e principalmente, no Nordeste e em especial, no Rio Grande do Norte oportunizando a livre escolha da população com acesso mais próximo aos canais de maior audiência, garantindo que também a notícia de qualidade produzida na TV Assembleia chegue a todos, com isonomia”, destaca.

A TV Assembleia é pioneira no Brasil como integrante da Rede Legislativa. Uma das primeiras a ser inaugurada no País, ainda em 2003 e faz história até hoje também no Rio Grande do Norte. “Com o incentivo do ministro Fábio Faria, voltamos à posição de destaque no Brasil, exemplo quando o assunto é a linha editorial com prioridade para as coberturas de atividades legislativas, mas também diversificando a programação”, argumenta o diretor da TV Assembleia, Bruno Giovanni.

O crescimento da TV Assembleia nos últimos cinco anos também foi comentado pelo diretor. “Temos hoje o maior tempo de grade com programação local, exibição gratuita e em canal aberto. Estamos presentes em mais de 90% do território do Rio Grande do Norte. Conquistas possíveis graças a parcerias que construímos ao longo dos anos, agregando novos formatos, programas e apresentadores”, comemora Bruno Giovanni, anunciando novidades para disputar atenção dos telespectadores com os líderes do Ibope. “Estamos próximos dos 18 anos de canal legislativo e vamos deixar um legado importante na comunicação do Estado”, destaca.

Com a mudança, a sintonia será feita automaticamente pelo aparelho de televisão, sem que seja necessário qualquer procedimento. Caso não ocorra de maneira automática, o telespectador pode executá-la no controle remoto na função de “busca ou sintonia de canais” do aparelho; confirma no canal 10.3 e estará concluída a mudança na transmissão da TV Assembleia.

Rede Legislativa – A coordenação da mudança nos canais é feita pela Rede Legislativa – que integra a Câmara Federal, Senado, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais – com objetivo de tornar as emissoras legislativas mais acessíveis aos telespectadores, onde se concentram outras emissoras de TV. “O objetivo é popularizar as programações das TVs legislativas, aumentando a audiência das sessões plenárias; votações; reuniões; audiências públicas; debates; entrevistas e programas jornalísticos dentro e fora dos plenários”, frisa a coordenadora da Rede Legislativa da Câmara Federal e vice-presidente da Astral, Evelin Maciel.

A Rede Legislativa de TV, além de alterar a numeração dos canais no ar, continua sua expansão pelo Brasil e já tem sinal aberto de televisão em 59 cidades, com alcance de 250 municípios. Fazem parte da Rede, atualmente, 65 emissoras legislativas.

Justiça penhora contas do apóstolo Valdemiro Santiago e da Igreja Mundial

Justiça determina penhora das contas do apóstolo Valdemiro Santiago | G7News

Folha de São Paulo.

A Justiça de São Paulo penhorou R$ 246,6 mil das contas bancárias do apóstolo Valdemiro Santiago e da Igreja Mundial do Poder de Deus.

A decisão, da juíza Valéria Longobardi, da 29ª Vara Cível de São Paulo, foi tomada em razão de uma dívida no pagamento do aluguel de um dos seus templos, em São Paulo.

Uma das maiores igrejas evangélicas do país, a Mundial foi fundada em 1998 por Valdemiro, um ex-bispo da igreja Universal do Reino de Deus. Afirma ter 6.000 templos em 27 países.

Embora a cobrança seja por aluguéis não pagos em 2018 e 2019, a igreja disse à Justiça que, por conta da pandemia, foi obrigada a deixar de honrar contratos firmados.

Alega que com as igrejas fechadas houve uma queda enorme na arrecadação dos dízimos pagos pelos fiéis.

Vice-governador Claudio Castro assume governo do Rio de Janeiro

O governador Wilson Witzel e o vice, Claudio Castro,  anunciam decreto de redução do ICMS/QAV (querosene de aviação), mediante ampliação da oferta de assentos das cias aéreas, para atrair mais voos para o Rio de Janeiro, no Palácio Guanabara

Agência Brasil.

O vice-governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, participou na tarde de hoje (28) de uma reunião com a cúpula da segurança estadual já como governador em exercício. O governador Wilson Witzel foi afastado por 180 dias após decisão do ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Witzel e a primeira-dama estão entre os denunciados à Justiça pela Procuradoria-Geral da República, que pediu seu afastamento. A acusação inclui o recebimento de propina por meio de contratos entre o escritório de advocacia de Helena Witzel e empresários que teriam sido favorecidos em contratações do estado.

Em pronunciamento à imprensa na manhã de hoje (28), o governador afastado disse que a decisão não se justifica e afirmou que irá recorrer .

Apesar de não estar entre os denunciados, o vice-governador foi alvo de um dos 82 mandados de busca e apreensão emitidos na operação.

Em nota distribuída à imprensa nesta tarde, já como governador em exercício, Castro lamenta os acontecimentos desta manhã e afirma estar com a consciência tranquila e totalmente à disposição para colaborar com as investigações.

“Advogado de formação, ele confia na Justiça e na garantia ao amplo direito de defesa a todos os envolvidos para que os fatos possam ser devidamente esclarecidos para a sociedade”, diz a nota.

“Cláudio Castro conduzirá o estado com transparência e responsabilidade para que a economia e os cidadãos não sejam afetados e reitera a importância do respeito ao cumprimento do devido processo legal, pilar da democracia”, acrescenta a nota.

Quatro pessoas morrem em acidente entre caminhão e carro na BR-304

Grave acidente na BR-304 deixa 4 mortos e 1 ferido — Foto: Cedidas / PRF

G1/RN.

Quatro pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida em um acidente envolvendo uma carreta e um carro de passeio na tarde desta sexta-feira (28) na BR-304, em Santa Maria, a 70 km de Natal. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, 4 mulheres que estavam no carro de passeio morreram. O motorista do carro ficou gravemente ferido.

O Corpo de Bombeiros e Samu foram acionados para atender a ocorrência. O acidente aconteceu por voltas das 12h no Km 257 da rodovia. O carro de passeio modelo prisma, cor vinho, foi atingido lateralmente pela carreta. Após a batida, os veículos foram parrar em uma área descampada às margens da BR.

O motorista do carro foi socorrido por uma ambulância do Samu em estado grave. Ainda não há informações sobre os ocupantes da carreta.

Campo Redondo/RN: atual vice-prefeita anuncia apoio a pré-candidato oposicionista Major Haroldo

A atual vice-prefeita de Campo Redondo, Silvânia Karla, anunciou apoio formal à pré-candidatura do Major Haroldo e seu vice, Dr. Fred, fortalecendo o lastro de lideranças que se unem ao pré-candidato na disputa eleitoral daquele município.

Vereadora por dois mandatos consecutivos, Silvânia, conhecida popularmente como “a vereadora retratista”, possui uma forte atuação na área de ação social e afirmou que confia no pré-candidato Major Haroldo para fazer de Campo Redondo uma cidade mais justa e socialmente desenvolvida.

Silvânia é mais uma importante liderança que sai do bloco governista para a oposição, fortalecendo o futuro palanque de Major Haroldo para o pleito deste ano. Do Blog de Édipo Natan!

Bolsonaro anuncia que não vai atuar nas eleições municipais

Portal Grande Ponto

O presidente Jair Bolsonaro informou hoje (28) que decidiu não atuar no primeiro turno nas eleições para prefeitos, que serão realizadas em novembro, em todo o Brasil. “Tenho muito trabalho na Presidência e, tal atividade tomaria todo meu tempo num momento de pandemia e retomada da nossa economia”, escreveu em publicação nas redes sociais.

De acordo com Bolsonaro, entretanto, ele continua trabalhando para a homologação do partido Aliança pelo Brasil, criado em novembro do ano passado, após o presidente deixar o PSL, partido pelo qual se elegeu. Para a legenda ser homologada é necessária a coleta de cerca de 500 mil assinaturas em pelo menos nove estados. As rubricas precisam ser validadas, uma a uma, pelo Tribunal Superior Eleitoral.

“Em comum acordo tenho conversado com 3 outros partidos para o caso de não se concretizar a tempo o Aliança. Nessa segunda hipótese, de ambos os lados, se impõe condições para essa filiação. Isso também decidi que somente poderia acontecer em 2021”, explicou sobre o seu plano para filiação, caso o Aliança pelo Brasil não possa ser oficializado.

O presidente desejou boa sorte a todos os candidatos. “E, principalmente, aos eleitores nessas escolhas”, escreveu.

As eleições municipais deste ano estão marcadas, em primeiro turno, para 15 de novembro e, em segundo turno, para 29 de novembro. Originalmente realizado em outubro, este ano o pleito foi adiado em razão da pandemia da covid-19.