Brasil registra 1.883.677 pessoas recuperadas do coronavírus

O Ministério da Saúde registrou neste domingo (2) mais 17.948 pacientes recuperados da Covid-19, totalizando 1.883.677 pessoas curadas do coronavírus em todo o Brasil.

No mundo todo, estima-se que cerca de 15,7 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid-19 já se recuperaram.

O número de pessoas curadas no Brasil é superior ao dobro de casos ativos (755.896), que são pacientes que estão em acompanhamento médico.

O registro de pessoas curadas já representa mais da metade do total de casos acumulados (68,9%).

Prefeito de Natal sanciona lei que permite entrega de ivermectina e cloroquina para pacientes

Visando ao enfrentamento do novo coronavírus no município de Natal, o prefeito Álvaro Dias sancionou duas leis que tratam do combate à Covid-19, aprovadas pela Câmara Municipal do Natal (CMN) e publicadas na edição desta sexta-feira (31) do Diário Oficial do Município (DOM).

A Lei n.º 7.044, de 08 de julho de 2020, autoriza a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Natal) a disponibilizar, gratuitamente, um kit de medicamentos aos pacientes infectados pela Covid-19 que possuam receita médica com a indicação de tratamento com fármacos, como hidroxicloroquina, cloroquina, ivermectina, azitromicina ou outros medicamentos que venham a ser liberados e preconizados pelo Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Regional de Medicina – RN (Cremern).

O uso dos fármacos está condicionado à avaliação médica, a partir do momento de identificação de sintomas ou sinais leves da doença, com realização de anamnese, exame físico e exames complementares, em Unidade de Saúde. É importante frisar que o médico é responsável pelo tratamento do paciente e, caso prescreva os referidos medicamentos, deverá aplicar o Termo de Ciência e Consentimento para o uso da cloroquina.

O kit de medicamentos será distribuído de acordo com a receita médica, utilizando o protocolo regulamentado pelo Ministério da Saúde, somente para adultos (maiores de 18 anos). Os medicamentos deverão ser entregues em um sistema organizado por etapas, de forma que evite aglomerações à população. O receituário médico deve ser de controle especial em nome do paciente. Para retirar o medicamento, o paciente, acompanhante ou responsável, deverá apresentar receita médica legível em nome do paciente e documento oficial com foto. A Lei terá o prazo de vigência em consonância com o período de aplicação das medidas e restrições de deslocamento decorrentes do vírus Covid-19 estabelecidas pela Prefeitura de Natal.

Motociclista é preso pela PRF ao ser flagrado fazendo “racha” em Macaíba/RN

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na noite deste sábado (01), no km 300 da BR 304, em Macaíba/RN, um homem de 30 anos, por participar de corrida e fazer exibição de perícia em manobra em veículo, sem autorização.

Durante realização de ronda, a equipe de policiais visualizou um grupo de motociclistas, transitando em alta velocidade pela contramão de direção, e alguns deles “empinando” as motocicletas. O grupo não obedeceu a ordem de parada dos policiais, e se evadiu da rodovia, sendo necessário acompanhamento tático aos veículos pela equipe, que chegou a lograr êxito na abordagem a motocicleta CG 150 FAN KS, de cor cinza. E ao consultar os sistemas de segurança, foi verificado que o condutor era proprietário da motocicleta, mas não era habilitado.

Além das diversas infrações cometidas, como: transitar na contramão, desobedecer a ordem de parada e dirigir sem habilitação, o condutor da motocicleta foi preso por prática de disputas e manobras perigosas, conforme crime de trânsito elencado no art. 308 do Código de Trânsito Brasileiro.

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Plantão Zona Sul, em Natal/RN.

Dr. Tadeu lidera com folga primeira pesquisa registrada para a Prefeitura de Caicó, RN

Divulgada neste domingo (2), a primeira pesquisa registrada na Justiça Eleitoral, sob o número RN-01053/2020 da sucessão em Caicó, sétimo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte. Com 43.337 aptos a votarem nas Eleições 2020, Caicó é a maior cidade da região Seridó. O Instituto Seta em parceria com o Blog Robson Pires, ouviu 450 eleitores em todos os bairros e distritos, no último sábado (25).

A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos. A equipe aplicadora dos questionários foi formada por 6 entrevistadores e 1 supervisor. Todos os questionários foram supervisionados no trabalho de campo pelo supervisor (diretamente ou acompanhamento) e 20% foi checado posteriormente (diretamente no local).

Em um cenário estimulado, com a apresentação de 9 nomes, Dr. Tadeu (PSDB) é citado por 27,1% dos eleitores. Ele teve mais que os percentuais do prefeito Batata (MDB) 13,1% e do empresário Arthur Maynard (PSB) 11,1%, somados juntos. Outros 28,7% afirmam que não votariam em nenhum dos candidatos, branco ou até mesmo anulariam os votos, enquanto 8,4% não sabem.

Com intervalo de confiança (nível de significância) é de 95% com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos, nas estatísticas apresentadas para o total da amostra da Seta. Ainda segundo a pesquisa, Diego Vale (Solidariedade) alcançou 3,8% e o vereador Rangel (PDT), teve 3,1%. Os demais nomes oscilaram abaixo da margem de erro: Sargento Alexandre (PSL) 2%, Francisco Oliveira, o FAO (Republicanos) com 1,3%, Cição Bandido (PTB) teve 0,9% e Chico da Caern (PV) só obteve 0,4%.

Na pergunta espontânea, sobre intenções de votos para prefeito de Caicó no mês de julho, tradicional na Festa de Sant’Ana, o médico Dr. Tadeu (PSDB) também aparece na frente com 10,4%, o prefeito Batata (MDB) foi o segundo nome com 8,4% e o empresário Arthur Maynard (PSB) ficou em terceiro com 6,9%. Quando não fala a lista dos candidatos, 54,7% declararam de forma espontânea, que não votam em ninguém, branco ou nulo. 12,2% ainda disseram que não sabem ou simplesmente não respondeu. Os outros citados tiveram abaixo da margem de erro da pesquisa que é de 3,5%.

REJEIÇÃO – Quando indagados em qual candidato não votaria de jeito nenhum para prefeito de Caicó, o atual gestor Batata (MDB) lidera o quesito com 26,2%. Cição Bandido (PTB), que perdeu em 2016 para vereador, também teve 20,4% de rejeição dos caicoenses. Dr. Tadeu aparece somente com 6,9%, Rangel com 4,9%, Arthur Maynard teve 3,1%. Já Sagento Alexandre 2,4%, Chico da Caern 1,3%, Francisco Oliveira, 0,9% e Diego Vale 0,4% foram citados com esses percentuais.

Benfica marca apresentação de Jorge Jesus em busca de dias melhores

Soccer Football - Copa Libertadores - Final - Flamengo v River Plate - Monumental Stadium, Lima, Peru - November 23, 2019  Flamengo coach Jorge Jesus  REUTERS/Henry Romero

Agência Brasil.

O anúncio da contratação já havia sido feita, mas ainda faltava ser marcada a apresentação oficial. E neste domingo (2) o Benfica informou que, na próxima segunda, Jorge Jesus falará, pela primeira vez oficialmente, como técnico da sua equipe de futebol profissional.

O treinador, que deixou o Flamengo no dia 17 de julho, chega para sua terceira passagem pela equipe portuguesa, pela qual conquistou inúmeros títulos nacionais.

Após uma passagem de 13 meses no comandando do Rubro Negro da Gávea (conquistando em 2019 a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro, e em 2020 os títulos da Supercopa do Brasil, da Recopa Sul-Americana, da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca), a expectativa dos torcedores do Benfica é de que o treinador leve a equipe a dias melhores, especialmente após uma temporada na qual o arquirrival Porto venceu tanto o Campeonato Português como a Copa de Portugal, esta no último sábado justamente sobre os Encarnados.

Nas ultimas 24 horas não foram registrados casos confirmados nem descartados em Lajes Pintadas, RN

Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Epidemiologia, informa que nas ultimas 24 horas, foi registrado 01 caso suspeito para Covid-19, paciente encontra-se em isolamento domiciliar e em monitoramento pela Equipe da Estratégia de Saúde da Família. Não foram registrado caso confirmado nem descartado.

Nas últimas 24 horas, não foram registrados casos confirmados em Santa Cruz, RN

A Prefeitura de Santa Cruz, através dos setores de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Municipal Aluizio Bezerra, informa o Boletim Epidemiológico para este domingo (02). Nas últimas 24 horas, não foram registrados casos confirmados em Santa Cruz, apenas mais casos suspeitos. O Hospital Municipal Aluizio Bezerra tem 04 pacientes internados em leitos clínicos e 02 pacientes receberam alta hospitalar para concluir tratamento em casa. Reforçamos a importância do isolamento social, quando for possível, e as medidas de distanciament

Boletim Epidemiológico de Campo Redondo é atualizado, mais seis casos são confirmados

Mais seis casos são confirmados em Campo Redondo, quatro do sexo masculino e dois do sexo feminino, sendo cinco residentes na zona urbana e um na zona rural. Todos estão em tratamento domiciliar, sendo acompanhados pelas equipes de saúde de suas respectivas áreas.

A equipe epidemiológica informa que existe um óbito em investigação, ocorrido na noite de sábado (1º), no Hospital Municipal.

Sobre a crescente demanda no número de notificações, isso tem ocorrido devido à implantação do Centro de Enfrentamento à Covid – 19, que funciona de segunda a sábado e conta com atendimento exclusivo de médico, enfermeiros, além de técnicos em enfermagem.

Confira os números do Boletim Epidemiológico sobre o Coronavírus (Covid-19) deste domingo (02) em Jaçanã/RN

Portanto temos:
Bairro São José: 91
Bairro Novo Horizonte: 13
Bairro Centro: 83
Conjunto Flores: 11
Conjunto Flores II: 05
Sítio Flores: 09
Sítio São Domingos: 01
Sítio Serra da Lagoa: 01
Sítio Boca da Mata: 03
TOTAL: 217 CASOS

Covid-19: Brasil tem 2,733 milhões de contaminados e 94,1 mil mortos

Teste 'drive-thru' para coronavírus

Agência Brasil.

Mais 541 pessoas morreram por causa da covid-19 no Brasil, conforme registros oficiais neste domingo (2). Com isso, o total de mortos chega a 94.104 desde março – 45 casos a cada 100 mil habitantes. As informações são do Ministério da Saúde e estão disponíveis na internet.

De acordo com a atualização dos dados deste domingo (2), 25,8 mil pessoas foram infectadas pelo vírus desde ontem. O balanço totaliza 2,733 milhões de casos de contaminação pelo novo coronavírus – 1.301 casos a cada grupo de 100 mil habitantes. Segundo o ministério, 1,883 milhões de pessoas recuperaram a saúde depois da infecção.

A Região Sudeste registra um total de 942.948 casos de infecção por covid-19, seguida pela Região Nordeste com 878,1 mil casos. No Norte do país, somam 414.492 casos. No Centro-Oeste, 259.509 casos. E no Sul, 238.627 infectados.

O Estado de São Paulo, o mais populoso e com maior número de contaminações, registra hoje mais 6.397 casos, somando 558.685 casos desde o início da pandemia – 1.217 casos acumulados em 100 mil habitantes. Nesse período, totalizam 23.317 mortes no estado – 81 novos falecimentos registradas neste domingo por causa da pandemia – 51 óbitos a cada grupo de 100 mil habitantes.

Covid-19: OMS prevê que pandemia durará muito tempo

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom

Agência Brasil.

O Comitê de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que a pandemia da covid-19 irá durar muito tempo e, por isso, é necessário continuar os esforços para a sua contenção em todo o mundo. Segundo dados oficiais da OMS, a doença já provocou 675.060 mortos e infectou quase 17,4 milhões de pessoas em todo o mundo.

O grupo de cientistas, que se reuniu por videoconferência, avaliou a evolução da pandemia de covid-19, tendo em conta toda a informação científica que surgiu sobre o novo coronavírus nos últimos três meses, data da última reunião.O Comité de Emergência da OMS é composto por 18 cientistas de vários países.

“A pandemia é uma crise sanitária que ocorre uma vez em cada século e os seus efeitos serão sentidos nas décadas seguintes”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ao Comité, segundo um comunicado da organização.

O responsável fez também um balanço do que tem acontecido, salientando que “muitos países que pensavam que o pior já tinha passado estão agora enfrentando novos surtos, outros que tinham sido menos afetados estão com aumentos de casos e  de óbitos, enquanto países que tiveram grandes surtos conseguiram controlá-los”.

Recomendações

Entre as principais recomendações que o Comitê de Emergência dirigiu à OMS está a necessidade de continuar a apoiar os países com serviços médicos mais frágeis, bem como a necessidade de continuar a impulsionar as investigações em curso para se encontrar um ou mais tratamentos e vacinas para a covid-19. O objetivo é que, quando existir uma vacina, os países com menos recursos não fiquem de fora por incapacidade de as comprar.Ou seja, defendeu o Comitê,  afirmando que a distribuição de vacinas deve ser a mais equitativa possível.

Atualmente três potenciais vacinas (dos Estados Unidos, da Inglaterra e China) estão na fase três dos ensaios clínicos, para testar a sua segurança e eficácia.

A OMS referiu a este propósito que poderá ser possível que uma vacina esteja pronta para comercialização “na primeira metade de 2021”.

Relativamente às viagens, o Comite indicou que os países devem tomar medidas proporcionais e aconselhar os cidadãos em função dos riscos, avaliando as suas informações de forma regular.

Por outro lado, recomendou que os serviços de saúde sejam reforçados para permitir a identificação de novos casos e o rastreio de contatos.