Covid-19: Brasil tem 126,6 mil mortes e 4,1 milhões de casos

Balanço Covid-19 _ 06.09.2020

Agência Brasil.

A atualização diária do Ministério da Saúde trouxe novos totais sobre a pandemia do novo coronavírus no Brasil. O número de mortes por covid-19 subiu para 126.650. Nas últimas 24 horas, foram registrados 447 novos óbitos em razão da covid-19. Ontem, o painel do ministério marcava 126.203 óbitos. Ainda há 2.475 falecimentos em investigação.

De acordo com o balanço da pasta, desde o início da pandemia, 4.137.521 pessoas foram infectadas com o coronavírus. Entre ontem (5) e hoje (6), as secretarias de Saúde acrescentaram às estatísticas mais 14.521 pessoas diagnosticadas com a doença. Ontem o sistema de dados sobre a pandemia trazia 4.123.00 casos desde o início da crise sanitária.

O total de casos é menor aos domingos e nas segundas-feiras pelas limitações de alimentação de dados pelas equipes das secretarias de Saúde. Nas terças-feiras, o número tem sido usualmente maior com o envio dos dados acumulados do fim de semana.

Ainda de acordo com a atualização, 693.644 pessoas estão em acompanhamento e 3.317.227 pacientes já se recuperaram.

A letalidade (número de mortes dentro do conjunto de infectados) se manteve em 3,1%. A mortalidade (óbitos pela população) ficou em 60,3. Já a incidência (total de casos em relação à população) subiu para 1968,9.

Estados

Os estados com mais registros de morte pela covid-19 são São Paulo (31.353), Rio de Janeiro (16.568), Ceará (8.565), Pernambuco (7.702) e Pará (6.249). As unidades da Federação com menos vidas perdidas até o momento são Roraima (598), Acre (624), Amapá (672), Tocantins (748) e Mato Grosso do Sul (966).

Em número de casos, São Paulo também lidera (855.722), seguido de Bahia (271.225), Minas Gerais (234.804), Rio de Janeiro (232.818) e Ceará (222.372). A novidade é Minas Gerais, que passou a ser o terceiro entre os estados com mais casos, superando o Rio de Janeiro, que ficou durante meses nessa posição.

As unidades da Federação com menos pessoas infectadas são Acre (25.443), Amapá (44.770), Roraima (45.137), Mato Grosso do Sul (53.491) e Tocantins (55.513).

Neste sábado (05) foram homologados os nomes dos pré-candidatos Joãozinho Furtado (PSDB) e Denilza (PSD) para prefeito e vice em Serra Caiada, RN

Neste sábado, 5 de setembro, foram homologados os nomes dos nossos pré-candidatos a vereadores, da pré-candidata a vice Denilza (PSD), e Joãozinho Furttado como pré-candidato a prefeito pelo PSDB. Nomes já oficializados, para buscarmos o registro na Justiça Eleitoral, para sermos oficialmente candidatos nas eleições 2020.

A nossa convenção confirma o nosso projeto e compromisso de continuar trabalhando pela cidade, com o grupo de Socorro e Faustinho, e com todos os Serracaiadenses, que acreditam em uma Serra Caiada cada vez melhor.

Durante a convenção pude apresentar as minhas ideias para Serra Caiada continuar avançando com responsabilidade.

Obrigado a todos que participaram conosco, assistindo de suas casas.

Bolsonaro fará pronunciamento em rede nacional nesta segunda-feira (7)

R7.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fará, na noite deste domingo (6), pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV.

A informação foi publicada pelo próprio Bolsonaro nas redes sociais.

“Em comemoração ao dia da independência, hastearemos o Pavilhão Nacional no Palácio da Alvorada às 10:00”, escreveu.

“Às 20:00 haverá um pronunciamento do presidente em cadeia nacional”, acrescentou.

O anual desfile de 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi cancelado neste ano em decorrência da pandemia do novo coronavírus. No entanto, o presidente organiza um evento no Palácio do Planalto na próxima semana para celebrar o Dia da Independência.

Governo do RN autoriza eventos em formato ‘drive-in’

O Governo do Estado autoriza a realização de eventos em formato “drive-in”, em que o público permanece em seu veículo, através da Portaria Conjunta Nº 024/2020, assinada pelo Gabinete Civil (GAC), Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). O documento será publicado na edição deste sábado (05), do Diário Oficial do RN.

A produção de eventos no formato drive-in deverá higienizar os espaços e equipamentos a cada troca de atração; proporcionar o distanciamento mínimo de 1,5m entre cada veículo estacionado, sendo as vagas devidamente demarcadas, e no máximo quatro ocupantes por veículo; vender ingressos exclusivamente de forma online; comercializar alimentos e bebidas exclusivamente no formato “delivery” (feito por serviços de entregas) ou “drive-thru” (sem o consumidor sair do carro).

O consumo de alimentos e bebidas deverá ocorrer exclusivamente no interior dos veículos e não será permitido o descarte de lixos ou restos de alimentos, assim sendo, o ocupante deverá levar sacos para lixos, guardanapos etc. Os clientes só poderão sair dos veículos para irem ao banheiro, que deverão ser higienizados após cada evento e dispor de álcool em gel, papel-toalha, sabonete líquido e lixeira com pedal. O acesso aos sanitários deverá ser controlado para evitar possíveis aglomerações. Todas as pessoas deverão usar máscaras de proteção.

O descumprimento das determinações da portaria constitui infração de natureza sanitária, sujeitando o infrator às penalidades previstas na Lei Complementar Estadual nº 31, de 24 de novembro de 1982 (Código Estadual de Saúde), e nas demais normas estaduais de combate ao novo coronavírus.

SANTA CRUZ/RN: Convenção homologa candidatura a reeleição da chapa Ivanildinho e Glauther Adriano

O prefeito Ivanildinho, o vice-prefeito Glauther Adriano e mais 38 pré-candidatos a vereador dos partidos PSDB e PSB foram homologados candidatos para o pleito deste ano em convenção realizada neste domingo (06).

A convenção aconteceu na Escola Municipal Aluízio Bezerra, no bairro Paraíso, e reuniu, além dos pré-candidatos, alguns assessores e lideranças políticas, como o deputado estadual Tomba Farias, líder do grupo político, o médico Dr. Marcos Lima, presidente do PTB e outras lideranças municipais.

Os discursos destacaram o trabalho que Ivanildinho vem desenvolvendo a frente da Prefeitura de Santa Cruz em um ano e meio de gestão, e a importância da continuidade da atual gestão municipal.

A convenção governista foi a primeira realizada em Santa Cruz neste pleito. O prazo final das convenções eleitorais vai até 16 de setembro.

Dono da Havan se encontra com prefeita de Mossoró/RN e anuncia nova loja

Portal Grande Ponto.

O empresário Luciano Hang, dono das Lojas Havanm, visitou Mossoró nesta sexta-feira (04) e foi recebido no Aeroporto Dix-Sept Rosado pela prefeita Rosalba Ciarlini.

Hang confirmou que vai instalar uma unidade de sua rede de lojas no município e até já informou à prefeita o local de instalação do empreendimento.

No início do mês passado Luciano veio a Natal e visitou o prédio da Mercedes Benz, na BR-101, onde também fará uma de suas lojas, sendo a primeira unidade da empresa na capital potiguar. A previsão é que a unidade gere 200 empregos diretos.

A empresa já até disponibilizou um espaço em seu site para cadastrar currículos para a loja que será inaugurada em Natal. Clique no link a seguir e depois busque a opção “Natal” para cadastrar seu currículo no banco de dados.

Clique aqui>> https://inauguracaohavan.gupy.io/#section-jobs

CategoriasRN

Banhistas lotam praias e descumprem as regras de combate à Covid-19

Alt*

CNN BRASIL.

Mais uma vez, as praias brasileiras registraram movimentação intensa neste domingo (6) em diversas regiões do Brasil. Destaque para os litorais de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.

Apesar da orientação das autoridades para combater o coronavírus, os banhistas desrespeitaram as regras de distanciamento social.

No Rio, em locais famosos como Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca, as praias estavam lotadas de pessoas e irregularidades – já que há um decreto municipal que proíbe banho de sol e parte do comércio.

Recife

Em Recife, em Pernambuco, com temperatura na casa dos 29° graus, a praia de Boa Viagem, uma das mais famosas da cidade, registrou grande número de pessoas. Este é o primeiro final de semana da retomada dos barraqueiros que atuam na faixa de areia. As barracas têm que ter quatro metros de distância e só podem receber quatro pessoas por vez. Cento e cinquentas homens fazem a fiscalização em Boa Viagem.

Guarujá

No Guarujá, em São Paulo, as regras do uso de máscaras e da proibição de permanecer na faixa de areia foram desrespeitadas. Na praia das Asturias, uma das mais procuradas por moradores e turistas, foi possível ver grupos de amigos e famílias se reuniram sem máscaras na areia para pegar sol. No Guarujá apenas as atividades individuais, como caminhadas, corrida e surfe, estão liberadas.

No Rio de Janeiro não foi diferente. O sol e o calor levaram centenas de pessoas para as praias, desrespeitando às regras de isolamento que ainda vigoram na cidade, como forma de combater a Covid-19. Permanecer na areia da praia está proibido desde março. A multa para quem desrespeitar a regra é de R$ 107.

A capital fluminense está na fase 6A do plano de retomada. Estão permitidos o banho de mar e comércio de ambulantes. O banho de sol e o aluguel de cadeiras e barracas estão proibidos, porém muitas pessoas desrespeitam as medidas. Não havia fiscalização das milhares de pessoas na faixa de areia.

Oposição se une e lança pré-candidatura de professora Nilda em Parnamirim/RN

Portal Grande Ponto.

Os partidos PSL, PL, PTB, PV e SD, que integram a base de oposição em Parnamirim, lançaram, esta semana, a pré-candidatura da professora Nilda para prefeita da cidade. Também foi lançada a pré-candidatura da vice Elienai Cartaxo.

A professora Nilda, durante o lançamento da pré-candidatura, criticou a atual gestão e mostrou que a oposição caminhará unida nas eleições deste ano.

“Enquanto a oposição já definiu seu caminho em Parnamirim com a união de Professora Nilda como pré-candidata e de Elienai Cartaxo como vice, o outro lado bate cabeça na incerteza de quem será o vice. A união da oposição estremece o palanque da situação e essa a aliança dos partidos da oposição em um grande bloco reacendeu as esperanças do povo”, disse.

A convenção também lançou os nomes dos 27 pré-candidatos a vereador que devem disputar vagas na Câmara Municipal.

Flávio Bolsonaro anuncia estar curado da covid-19

O senador Flávio Bolsonaro, durante sessão plenária, para apreciar e votar as medidas provisórias.

Agência Brasil.

Nove dias depois de informar ter contraído covid-19, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) anunciou estar curado da doença. Em postagens nas redes sociais Twitter, Instagram e Facebook, ele escreveu que está recuperado.

“Comigo, já são 3,3 milhões de recuperados”, postou o senador, na legenda de uma foto em que segurava uma caixa de hidroxicloroquina.

O senador informou ter tratado os sintomas com hidroxicloroquina e azitromicina, medicamentos cuja eficácia científica está sendo estudada. Assim como no dia em que informou estar contaminado, Flávio Bolsonaro ressaltou que teve acompanhamento médico durante todo o processo.

O caso de Flávio foi a quarta ocorrência de covid-19 confirmada na família do presidente Jair Bolsonaro. No início de julho, o presidente anunciou ter contraído a doença. No fim do mês passado, foi a vez de a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, informar ter sido infectada.

Em 15 de agosto, o filho mais novo do presidente, Jair Renan, anunciou estar com covid. Todos estão curados.

A doença vitimou membros do entorno da família presidencial. No mês passado, a avó da primeira-dama, Maria Aparecida Firmo Ferreira, de 80 anos, morreu de covid-19 no Hospital Regional de Ceilândia, no Distrito Federal. Na ocasião, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência emitiu nota de pesar.

Pré-candidato a vice tem prisão decretada por não pagar pensão alimentícia no RN

Portal Grande Ponto.

A juíza titular da 1ª Vara de Família de Natal, Eveline Guedes Lima, decretou a prisão do pré-candidato a vice-prefeito de Ielmo Marinho, Tarcísio José Ribeiro de Lara Andrade Júnior, por não pagar pensão alimentícia a dois filhos dele, um de 15 anos e outro de 11 anos. Ele ainda tem outro filho, de 3 anos, fruto de outro relacionamento.

O processo foi movido por uma das ex-mulheres de Tarcísio, que é mãe da criança de 11 anos. “Ele não paga a pensão da minha filha há um ano e seis meses e da outra criança há 10 meses. Ele é um homem que se apresenta como uma figura pública, mas não consegue honrar com seus compromissos pessoais, com seus próprios filhos. O processo já foi julgado e a juíza deu três dias para ele pagar o que deve, sob pena de prisão. O prazo acabou quinta-feira passada (03), mas ele ainda não pagou”, contou a denunciante.

Tarcísio Júnior já tem um histórico de envolvimento com prisões judiciais. Em 2018, junto com o irmão Antônio Ribeiro Neto, foi preso pela equipe da Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) por suspeita de corrupção de testemunhas em um caso de assassinato do hoteleiro Ademar Miranda Neto, de 58 anos, em Natal. O crime aconteceu em 2016.

Ele é pré-candidato a vice-prefeito na chapa com Francenilson Santos, que também foi preso em uma operação promovida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, tendo sido denunciado por improbidade administrativa, em razão da investigação que apontou o favorecimento de vantagem indevida, com promessa de cargos públicos e valores em dinheiro para os ex-vereadores Josemi Ezequiel da Silva, Sebastião Evilásio da Silva, conhecido como Bastinho, e José Roberto Dias de Mesquita, confirmado posteriormente. O caso ocorreu entre os meses de fevereiro e maio de 2016. Na ocasião, a comissão formada na Câmara Municipal de Ielmo Marinho para a cassação de Francenilson tinha entre os seus integrantes Tarcísio Júnior.

CategoriasRN

São José do Campestre/RN: Ex-prefeita é condenada por não alimentar dados de sistema de orçamentos públicos da Saúde

O Grupo de Apoio às Metas do CNJ condenou a ex-prefeita de São José do Campestre, Sione Oliveira, pela prática de atos de improbidade administrativa durante os anos de 2013 a 2016. De acordo com a ação proposta pelo Ministério Público Estadual ela cometeu ilícitos administrativos ao deixar de fazer a alimentação do banco de dados do Sistema de Informações em Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS).

A sentença determinou que a ex-prefeita faça o pagamento de multa civil, equivalente a três vezes o valor da remuneração percebida à época quando exercia o cargo; e também a proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de três anos.

O MP informou que a falta de apresentação de informações no SIOPS nos anos de 2013, 2015 e 2016, causou “situação de inadimplência do Ente Político e a impossibilidade do recebimento de transferências voluntárias”, bem como a suspensão dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Decisão

Ao analisar a causa, o Grupo de Apoio destacou inicialmente que os atos da demandada Sione Oliveira implicam em violação de princípios da administração pública, notadamente os deveres de legalidade e moralidade. Havendo afronta inclusive à Constituição Federal que prevê, no artigo 70, a prestação de contas por “qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos”.

A equipe de julgamentos pontuou também, tendo em vista a documentação apresentada, que a demandada foi notificada para apresentar, no prazo de 72 horas, os arquivos que alimentam o SIOPS, através de publicações no Diário Oficial, nas datas de 21/07/2017 e 24/02/2017, mas não disponibilizou os dados exigidos.

A esse respeito o Grupo ainda fez a ressalva de que o mero atraso na prestação de contas, por si só, não enseja a configuração do ato ímprobo. Todavia, a “ausência quanto a esta obrigação conduz, inevitavelmente, ao enquadramento da conduta como improbidade administrativa”.

Por fim o Grupo chegou à conclusão que a demandada, por meio de sua conduta, “transgrediu os princípios da publicidade e legalidade, uma vez que a norma violada não consiste apenas em um mero ato formal”, de modo que se configura em um imprescindível “instrumento de controle dos órgãos competentes e da sociedade no sentido de acompanhar e fiscalizar a aplicação do dinheiro público municipal”.

Carreata patriota será realizada em Natal nesta segunda-feira, feriado de 7 de setembro

Nesta segunda-feira, 7 de setembro, será realizada a carreata patriota, que irá percorrer as quatro regiões de Natal. A concentração está marcada para às 8h com previsão de saída para às 9h. Na Zona Norte, a concentração será na Conveniência 24h da Avenida Maranguape. Já na Zona Sul, o ponto de encontro é na Praça do Mirassol. O evento que culminará a Semana Patriótica está sendo organizado pelos movimentos sociais de direita do Rio Grande do Norte.

Em virtude da pandemia do Coronavírus (Covid-19), os desfiles cívicos tradicionais do dia 7 de setembro foram cancelados em todo o País. Por isso, foi criada a Semana Patriótica, realizada de 1° a 7 de setembro, em todos os estados brasileiros. As diversas ações promovidas neste período buscam resgatar os valores morais, de civismo e de patriotismo.

“Como este ano, as famílias não poderão sair às ruas para assistir aos desfiles, nós buscamos incentivar o brasileiro a usar as cores do nosso país, realizamos ações de distribuições de bandeiras para que estas possam ser colocadas nas janelas de casa ou nos carros e vamos encerrar esta comemoração com uma grande carreata no dia 7. Nossa intenção é reunir as pessoas que, como nós, querem um país com justiça e cidadania para todos, mas também de mostrar o nosso amor pelo Brasil”, disse Carlos Reny, do movimento Força Democrática e um dos organizadores da Semana Patriótica em Natal.

ELEIÇÕES 2020: PSDB e PL fazem convenções e oficializam Galo e Loba em Florânia (RN)

Hoje, sábado (05), será a divulgação o nome do pré-candidato a vice-prefeito, que comporá chapa com o médico Tiago Almeida, pré-candidato a Prefeito de Parelhas (RN). O anúncio será em suas redes sociais às 19h.

A convenção partidária para homologar os nomes se realizará no próximo domingo(13) em Parelhas, no mesmo momento e espaço acontecerá a convenção dos partidos: Republicano, DEM, PP, PSB e PSD, onde será oficializada a nominata de candidatos a vereadores.

O ato partidário acontecerá na Câmara Municipal, sendo restrito aos convencionais em virtude das restrições da pandemia. Todo evento será transmitido ao vivo pela página do Facebook de Dr. Tiago Almeida.

Eleições 2020: MDB terá chapa puro sangue em Pedro Velho

Em reunião realizada na manhã de ontem (4), na sede estadual do partido, o MDB lançou a pré-candidatura da chapa puro sangue que vai disputar as Eleições deste ano no município de Pedro Velho. A chapa é encabeçada por *João Celso Targino prefeito e Armando Moreira vice-prefeito*. A convenção para homologar os nomes será realizada no próximo *dia 15, às 15 horas*, na Câmara Municipal de Vereadores.

A reunião contou com a presença do presidente estadual do MDB, deputado federal Walter Alves, e alguns pré-candidatos a vereador. _“O MDB tem serviço prestado em Pedro Velho, e para continuar servindo à população, teremos a chapa com João Targino e Armando na disputa este ano. É a melhor opção para o município”_, disse Walter.

João Celso Targino é agropecuarista, e essa será sua primeira disputa eleitoral. Já Armando Moreira é vereador em Pedro Velho, e nas Eleições 2016, foi o mais votado na disputa.

Nos últimos seis dias, foram 13 óbitos por covid-19 no RN

Blog do BG.

Apesar de ser ainda um número expressivo, afinal de contas, são vidas perdidas, graças a Deus, passam longe do que foi registrado nos meses de maio, junho, julho e até o início do mês de agosto no RN.

Da segunda-feira, dia 31, até este sábado (5), ocorreram 13 mortes por coronavírus em todo o Rio Grande do Norte, considerando os óbitos ocorridos de fato nas 24 horas antecedentes a cada boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública – Sesap.

Segunda-feira (31) – 2 óbitos;

Terça-feira (1º) – 3 óbitos;

Quarta-feira (2) – 3 óbitos;

Quinta-feira (3) – 3 óbitos;

Sexta-feira (4) – 1 óbito;

Sábado (5) – 1 óbito.