Tomba Farias participa de convenções neste fim de semana no interior do RN

O deputado estadual Tomba Farias (PSDB)inicia neste fim de semana, até a próxima terça-feira, 15, uma verdadeira peregrinação política para acompanhar in loco as convenções que vão homologar candidaturas de prefeitos e vereadores que fazem parte de sua base de sustentação politica em diversas regiões do estado.

Um total de 13 municípios vai ser visitado pelo parlamentar, que apoia os seguintes candidatos a prefeitos: Lutero Fontoura (Lagoa de Pedra), Valdenício Costa (Tibau do Sul), Nova Cruz(Valéria ), Tangará (Doutor Airton), Sítio Novo (Edilson Júnior), Serrinha (Deda Terto), Macaiba (Marília Dias), Lajes Pintada (Luciano Cunha), Afonso Bezerra (‘Haroldo de Jango’), Passa e Fica (Celú Lisboa), Passagem (Juninho Fagundes), além de Santo Antônio (Josimar Ferreira) e Japi (Jodoval Pontes).

Segundo Tomba Farias, apesar da pandemia do novo coronavírus, é importante que o eleitor vá às urnas no dia 15 de novembro para dar o seu voto aos candidatos que são capazes de trazer desenvolvimento para os municípios, De acordo com o parlamentar, a abstenção é prejudicial ao processo democrático. “Tenho a convicção de que as urnas de 15 de novembro vão ser favoráveis aos nossos candidatos, e desde já afirmo que as portas do nosso gabinete na Assembleia Legislativa sempre vão estar abertas para atender aos pleitos dos municípios”, ressalta.

Com relação à Santa Cruz, onde apoia o prefeito e candidato à reeleição, Ivanildo Ferreira, o “Ivanildinho”, Tomba Faria explica que saiu da convenção realizada na semana passada, com a convicção de que mais uma vez a população local irá reconhecer nas urnas o trabalho que é realizado no município desde a sua gestão como prefeito. “Depois, Santa Cruz continuou avançando na gestão de doutora Fernanda e agora com Ivanildinho”, ressalta.

PL decide apoiar reeleição de Álvaro Dias em Natal (RN)

O Partido Liberal – PL decidiu, após reunião na tarde desta sexta-feira (11), em Natal (RN), com a direção municipal, nominata de vereadores e presença do presidente estadual do partido, deputado federal João Maia, apoiar a candidatura da reeleição do prefeito Álvaro Dias (PSDB).

Para o presidente estadual do PL, João Maia, a decisão foi extremamente democrática. “Hoje em Natal, através de um processo extremamente democrático, decidimos que o nosso partido acha que é o melhor para cidade do Natal. Vamos caminhar juntos para a reeleição de Álvaro Dias, agregando ao projeto do prefeito uma proposta de desenvolvimento, geração de emprego e renda, que é a especialidade do nosso partido. Cuidar das pessoas é a nossa prioridade”, declarou João Maia.

Caixa abre 17 agências neste sábado no RN para atendimento e saques do auxílio emergencial e FGTS

A Caixa Econômica Federal abre 17 agências neste sábado (11), das 8h às 12h, no Rio Grande do Norte para atender beneficiários do auxílio emergencial e também do saque emergencial do FGTS.

Poderão fazer o saque em espécie do FGTS trabalhadores nascidos entre janeiro e abril.

Os beneficiários do Auxílio Emergencial nascidos de janeiro a novembro também poderão sacar em dinheiro.

O banco afirmou que todas as pessoas que procurarem atendimento durante o funcionamento das agências serão atendidas e que não é preciso chegar antes do horário de abertura.

Confira as agências que funcionarão neste sábado (11), no RN:

Assu

Caicó

Ceará-Mirim

Currais Novos

Goianinha

João Câmara

Macaíba

Mossoró (Centro)

Mossoró (Ilha de Santa Luzia)

Natal (Cidade Alta)

Natal (Potengi)

Natal (Ribeira)

Parnamirim (Centro)

Pau dos Ferros

Santa Cruz

São Gonçalo do Amarante (Av. Tomaz Landim)

São José de Mipibu

CategoriasRN

PRF recupera veículo roubado em Natal/RN

A Polícia Rodoviária Federal recuperou, na tarde desta quinta-feira (10), um veículo que sido roubado minutos antes. Agentes da PRF receberam a informação de populares que três homens haviam abandonado um veículo na Avenida Romualdo Galvão, bairro Lagoa Nova, na cidade de Natal/RN.

Os policiais deslocaram até o local informado e localizaram o veículo HB20 prata com as chaves na ignição. Foram realizadas diligências, mas os suspeitos não foram localizados.

Segundo informações de populares, os homens haviam embarcado em outro veículo, um Eco Sport branco e seguiram destino desconhecido.

Foi realizado contato com o proprietário do veículo e ele informou que havia sido vítima de roubo na avenida Antônio Basílio minutos antes.

Ocorrência encaminhada à Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas de Natal/RN.

Santa Cruz/RN chega a 800 (OITOCENTOS) casos confirmados da covid-19

A Prefeitura de Santa Cruz, através dos setores de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Municipal Aluizio Bezerra, informa o Boletim Epidemiológico para esta sexta-feira (11). Nas últimas 24 horas, 05 casos foram confirmados para Covid-19 em Santa Cruz, mais 03 pacientes estão recuperados, além de mais casos suspeitos e descartados que foram registrados. O Hospital Municipal Aluizio Bezerra tem 05 pacientes internados, 02 deles em leito de UTI Covid, e outros 03 em leitos clínicos. Um paciente recebeu alta hospitalar para concluir o tratamento em casa. Reforçamos a importância do isolamento social, quando for possível, e as medidas de distanciamento social necessárias para o controle do Coronavírus em Santa Cruz.

Agências do INSS retomam atendimento presencial na segunda-feira

Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve por tempo indeterminado. Eles reivindicam reajuste salarial de 27,5% e melhores condições de trabalho.

Agência Brasil.

Após ficarem com atendimento presencial suspenso por cerca de seis meses, em decorrência da pandemia de covid-19, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomam as atividades a partir da próxima segunda-feira (14), em todo o país. Na primeira fase de reabertura, no entanto, somente os atendimentos agendados previamente serão realizados nas agências, incluindo, em alguns casos, a retomada da perícia médica previdenciária, que ocorrerão apenas em unidades específicas.

De acordo com o INSS, cerca de 600 agências devem reabrir na semana que vem. O número representa menos da metade das unidades do INSS, mas corresponde às maiores agências, com mais capacidade de atendimento. O governo vai divulgar durante a semana a lista completa das agências abertas, mas o segurado já pode consultar a informação no aplicativo Meu INSS ou no telefone 135.

“A nossa abertura está programada para a próxima segunda-feira. Ao longo dos dias, estaremos passando à população em geral quais agências estão abertas, ou não, e quais agências terão perícia [médica], ou não”, destacou o secretário especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco Leal, em entrevista coletiva.

O presidente do INSS, Leonardo Rolim Guimarães, disse que as pessoas só devem ir às agências estando com agendamento feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS e que qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo 135 ou pelo chat ‘Helô’, dentro do aplicativo. Segundo a autarquia, o horário de funcionamento das agências será de 7h às 13h, de segunda a sexta.

“Outro ponto importante que a gente precisa lembrar as pessoas é que não devem procurar agendamento para aqueles serviços que podem ser feitos de forma remota, por exemplo, uma aposentadoria, pensão, salário-maternidade. Esses serviços continuam sendo feitos remotamente”, acrescentou Rolim.

Procedimentos de reabertura

portaria que estabelece os procedimentos para a reabertura do INSS foi publicada nesta sexta-feira (11), no Diário Oficial da União. Além do número limitado de atendimentos, as pessoas que forem às agências deverão usar máscaras e terão também a temperatura corporal aferida por meio de termômetro infravermelho. Se for constatada temperatura acima de 37,5 graus, o segurado não poderá nem sequer entrar na agência, e ainda será orientado a procurar um serviço médico.

As orientações também incluem chegar apenas próximo do horário marcado, para evitar a formação de filas, e manter o distanciamento mínimo de um metro das outras pessoas. Servidores do INSS usarão equipamentos de proteção individual durante os atendimentos. No caso das agências que contarão com o serviço de perícia médica previdenciária, houve um reforço ainda maior nos protocolos de higiene.

Segundo Bruno Bianco, apesar de o governo federal ter antecipado a concessão de diversos benefícios previdenciários e reforçado o atendimento online desde o início da pandemia, ainda há a necessidade de apresentação de documentos complementares e realização de perícias médicas.

“Nós adiantamos todos os benefícios por incapacidade e assim continuaremos a fazer até a retomada plena da perícia médica, mas ainda há uma forte demanda relativa ao cumprimento de exigências por parte do segurado. São aqueles pedidos de benefício em que o servidor do INSS verifica a necessidade de outros documentos, e esses documentos são levados presencialmente para análise”, explicou.

Entre os serviços que poderão ser realizados presencialmente, estão o cumprimento de exigência, avaliação social, justificação administrativa ou social (caso em que a pessoa precisa levar um documento para comprovar tempo de serviço que não não está no cadastro oficial), reabilitação profissional e perícia médica (apenas em algumas agências).

Desde março, quando o atendimento presencial foi suspenso, o INSS informa que foram concedidas antecipações de 186 mil benefícios de prestação continuada (BPCs), pago a pessoas com deficiência, e 876 mil antecipações de auxílios-doença.

Fila de serviços

De acordo com o presidente do INSS, o governo reduziu a quantidade de requerimentos que estavam sob análise do INSS desde o início da pandemia. Em junho do ano passado, quando a fila de requerimentos que dependiam de um parecer da autarquia chegou ao ápice, havia um total de 2,32 milhões de pedidos em análise.

“Em janeiro deste ano, essa fila tinha caído 1,635 milhão. No início da pandemia, em março, quando o INSS fechou o atendimento ao público, já havia caído para 1,30 milhão. Hoje, está em 758 mil, ou seja, estamos reduzindo fortemente esse número”, afirmou Leonardo Rolim.

Apesar da redução do número de requerimentos sob análise do INSS, aumentou o número de requerimentos em exigência, que são aqueles que dependem de informação complementar ou documento por parte do segurado. “À medida em que o INSS começou a analisar esses requerimentos, viu que muitos deles estavam incompletos, precisavam ser complementados pelos segurados. Hoje, temos 906 mil requerimentos em exigência”, disse Rolim.