PRF/RN apreende mercadorias sem nota fiscal em ônibus clandestino

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na tarde desta segunda-feira (14), no km 39 da BR 226, em Macaiba/RN, 200 mil unidades de confecções e tecidos diversos, sem a devida comprovação fiscal.

A mercadoria estava sendo transportada em um ônibus Scânia de Parnamirim/RN, realizando o trajeto de São Bento/PB para Natal/RN, sem autorização da ANTT.

Ocorrência encaminhada à Secretaria Estadual de Tributação – SET/RN.

PP de Campo Redondo homologa o nome do Major Haroldo de Egídio e do odontólogo Fred para candidatos a Prefeito e Vice-prefeito

Seguindo a sequência de convenções por toda a região do Trairi, a cidade de Campo Redondo, acompanhou ontem, dia 14, a homologação da candidatura ao cargo de prefeito do Major Haroldo, filho do ex-vereador Manoel Egidio e do vice-prefeito o odontólogo Fred Georgs.

O evento também homologou os candidatos que irão concorrer na proporcional, que conta com figuras já conhecidas da política camporedondense como, o ex-prefeito Carlinhos da APAMI, do atual presidente da Câmara Municipal Victor Neves e também do vereador Luiz Antônio. A novidade ficou pelo registro da candidatura da educadora Ibânia Taveira, irmã do candidato a prefeito Major Haroldo. A candidatura do Major Haroldo de Egídio, conta ainda com o apoio da atual vice-prefeita Silvânia de Santos, cunhada do Major e, até poucos dias atrás, inimiga ferrenha do grupo liderado por Manoel Egídio e Carlinhos da Apami.

A surpresa ficou por conta da presença do deputado estadual Tomba Farias, aliado de Carlinhos da Apami e que não teve o apoio do grupo de Manoel Egídio nas eleições passadas.

A ausência de Manoel Egídio, pai e mentor do candidato, além de líder do atual grupo oposicionista, também foi sentida. Com discursos inflamados por parte de alguns convencionais, o Major Haroldo de Egídio, aproveitou a convenção para apresentar suas propostas e planos para o município.

Esta é a segunda vez que o Major Haroldo de Egídio coloca seu nome na disputa pela prefeitura, antes foi derrotado em 2016, pelo atual prefeito Alessandru Alves.

Convenção nesta quarta homologa chapa do prefeito Dr. Renam e vice Welby em Campo Redondo

Será amanhã (16), na Escola Estadual Dr. José Borges, às 19h, em Campo Redondo, a convenção que irá homologar a chapa do prefeito Dr. Renam Luiz (PROS) que disputa sua primeira eleição e do vice Welby Martins (PROS).

“Gostaria de convidar os partidos que compõe nossa base e apoiadores para oficializarmos os nossos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, que juntos irão contribuir para a construção de um novo projeto para uma nova Campo Redondo”, disse Dr. Renam.

Com quantidade limitada de participantes devido aos cuidados com a pandemia, o evento também terá transmissão ao vivo pelos canais do facebook e youtube.

Prefeitura libera volta às aulas nas escolas privadas de Parnamirim

Escolas privadas de Natal foram as primeiras a retomarem aulas presenciais no Rio Grande do Norte, durante a pandemia da Covid-19 — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi

G1/RN.

Após manter suspensão das aulas, pelo menos até 9 de outubro, nas escolas públicas do município, a Prefeitura de Parnamirim, na região metropolitana de Natal, liberou o “retorno gradativo” às aulas presenciais nas escolas de ensino privado. Após a capital, é a segunda cidade do Rio Grande do Norte a permitir a retomada durante a pandemia da Covid-19.

O decreto foi assinado no dia 10, mas publicado apenas nesta terça (15), no Diário Oficial do Município. Ele libera retorno imediato das instituições e estabelece normas como distanciamento de 1 metro entre alunos e professores.

Conforme o documento, antes do retorno, as escolas terão que testar todos os funcionários e aqueles que forem positivos deverão ficar afastados por 14 dias. Já o retorno do aluno ao ambiente escolar “deverá ser precedido de autorização prévia e expressa do seu responsável legal”.

“Os estabelecimentos de ensino abrangidos por este decreto deverão priorizar medidas para distribuir a realização das aulas presenciais intercaladamente entre as séries e/ou turmas, durante os dias da semana, de modo a evitar o máximo possível a aglomeração de pessoas e alunos dentro do ambiente escolar”, diz o decreto

O uso de máscaras segue obrigatório. As aulas presenciais estavam suspensas desde o dia 18 de março no Rio Grande do Norte, por causa da pandemia do novo coronavírus. Após a liberação, nesta segunda (14), apenas duas escolas tiveram retorno às aulas em Natal. Nesta terça-feira (15), outros estabelecimentos reabriram.

FOTO: Fátima faz entrega simbólica do troféu de campeão estadual de futebol ao ABC

A governadora Fátima Bezerra fez nesta terça-feira, 15, a entrega simbólica do troféu de Campeão Estadual 2020 ao ABC Futebol Clube. “É com imensa alegria que recebo a Federação de Futebol e a diretoria e comissão técnica do ABC em reconhecimento à grande conquista deste ano quando o clube se tornou o time de futebol do Brasil e do mundo com mais títulos estaduais”, afirmou a Governadora.

Dirigindo-se ao presidente do clube, Bira Marques, Fátima Bezerra disse: “leve a todos do ABC a minha manifestação de júbilo por conquista tão significativa neste ano em que enfrentamos a crise do coronavírus que exigiu mudanças de hábitos. Mesmo diante das dificuldades não faltou ao nosso Governo competência e sensibilidade social em termos de gestão. Tanto que hoje o Rio Grande do Norte é um dos dois estados que mais reduziram o número de óbitos. Isso é compromisso e competência. Dotamos o Estado de uma rede de atendimento hospitalar eficiente”, ressaltou.

A chefe do Executivo estadual lembrou que “a economia está se recuperando, resultado das medidas que adotamos. Em relação ao futebol, recebi o presidente da Federação, José Vanildo, e no momento oportuno, concordamos com a retomada das atividades do futebol obedecendo as medidas protetivas. Para isso o Estado contribuiu com a troca de pontos da Nota Potiguar por acessos para assistir a transmissão dos jogos e fornecemos equipamentos de proteção individual, álcool e máscara para utilização nos jogos”, registrou Fátima Bezerra.

A governadora destacou também que o futebol é o esporte mais popular do país. “A parceria do Governo com a Federação de Futebol e os clubes foi importante e vamos continuar neste apoio. Temos que celebrar a vida e ter fé no futuro do Rio Grande do Norte. Vamos sair fortalecidos desta crise. Parabenizo também os adversários que valorizaram o título do ABC. São 56 títulos, um marco histórico”.

O presidente do ABC, Bira Marques, lembrou que após 43 anos o clube repetiu o feito histórico de ser campeão invicto. Bira Marques referiu como de grande importância o apoio do Governo à retomada das atividades do futebol e registrou que o clube tem hoje cem profissionais entra atletas, comissão técnica e colaboradores.

“Estas pessoas voltaram às atividades e proporcionaram lazer e entretenimento à nossa população”. O presidente disse também que clubes como o Palmeiras e o Corinthians, de São Paulo, demonstram interesse em contratar atletas do elenco da equipe potiguar. “A parceria com o Governo foi muito importante para o fortalecimento das equipes e para fazer crescer o futebol do RN”, enfatizou.

Presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo destacou o apoio dado pela administração estadual ao futebol. “Não vejo restrições por parte do Governo que assumiu um compromisso que se mostrou fundamental para a realização da temporada estadual deste ano”, declarou.

Também participaram da solenidade o vice-governador Antenor Roberto, secretários de Estado Íris Oliveira (Sethas), Carlos Eduardo Xavier (SET), Francisco Araújo (Sesed), George Câmara (adjunto da Sead), Fábio Henrique (diretor da Fundação José Augusto), Canindé França (subsecretario de Educação e Esportes), Guilherme Saldanha (SAPE) e Francisco Diá, treinador do

ÁUDIO que circula nas redes socias do DR. AIRTON é FAKE NEWS

Nesta segunda-feira (15) circulou nas redes sociais um áudio do pr´é-candidato a prefeito Dr. Airton (PDT), em uma entrevista concedida na rádio Santa Cruz, porém, decidimos investigar os fatos, e entramos em contato com a assessoria do partido, onde fui informado que se trata de um FAKE NEWS ( NOTÍCIA FALSA).

Fomos informados que o áudio FAKE NEWS de caráter criminoso, contém cortes, bastante distorcido e sensacionalista.

O conteúdo original da entrevista do Dr. Airton está disponível na página oficial da rádio Santa Cruz AM, sem cortes e na íntegra.

Também fomos informados que a assessoria jurídica do partido está tomando as medidas cabíveis, peticionando um processo criminal, cível e eleitoral aos responsáveis pelo conteúdo criminoso.

É crime compartilhar uma Fake News?

Por Luiz Augusto Filizzola D’Urso.

As Fake News são notícias falsas que se aproveitam do poder da internet – de disseminar uma informação pelo mundo todo – para prejudicar ou beneficiar alguém. Também são criadas para receber likes e visitas em determinadas páginas.

Inclusive, o grande problema é que tais notícias falsas têm se utilizado do compartilhamento irresponsável de muitos internautas, que estão disseminando notícias mentirosas, sem verificar previamente sua veracidade. Há casos que o compartilhamento é realizado após o indivíduo ler apenas a manchete, desconhecendo por completo o conteúdo compartilhado.

A preocupação cresceu quando estudos apontaram a existência de empresas que atuam na criação de notícias falsas para publicação e divulgação na internet, também se aproveitando do poder de bots (sistemas automáticos de compartilhamento) e do compartilhamento inconsequente dos usuários, para influenciar a população com a viralização de Fake News.

Tal compartilhamento irresponsável ocorre porque, normalmente, não é verificada a informação e a procedência da notícia. Este fenômeno ocorre pois as Fake News apresentam duas características essenciais: o viés de confirmação e o recebimento de pessoas conhecidas.

viés de confirmação se dá quando a notícia falsa confirma uma opinião pré-existente e o indivíduo se sente tão satisfeito em estar certo, que compartilha sem verificar a procedência da notícia.

Já em relação ao recebimento de notícias de conhecidos, que chegam por familiares, amigos e etc, os filtros naturais de desconfiança acabam diminuindo, estimulando o compartilhamento sem prévia verificação.

Quando um indivíduo, também influenciado por tais características, compartilha uma Fake News, pode sim estar cometendo crime. Se a notícia falsa for difamatória, por exemplo, e divulgada na íntegra pelo sujeito que compartilha, poderá suportar as sanções penais. Aliás, o mero compartilhamento de uma Fake News pode resultar a quem compartilhou a obrigação de um pagamento de indenização à vítima da mentira.

Portanto, a situação das Fake News modificou a responsabilidade de todos na internet, obrigando-os a conferir a informação antes de publicá-la ou compartilhá-la.

O único jeito possível se eximir de qualquer responsabilidade é não compartilhando, ou seja, se não for verificada ou não for possível verificar a veracidade da notícia, deve-se nunca compartilhá-la.