Chuva acompanhada de ventania causa medo e estragos em Itaú/RN na noite desta quinta-feira (22); veja vídeo

Depois de vários dias, semanas e até meses sem notícias da chuva sobre o solo itauense, a início da noite desta quinta-feira (22) vai ficar marcada pelos raios, trovões, ventania e a chuva, que deixou um saldo de 55mm, trazendo prejuízos para o município de Itaú, sem falar no medo que esse fenômeno causa aos moradores.

A placa de boas-vindas, saída para Apodi, foi ao chão com a forte ventania, graças a Deus ninguém passava no momento causando apenas danos matérias. Há relatos de que a torre que transmite o sinal de TV pela parabólica também veio ao chão com a ventania. Casas também foram afetadas, as ruas ficaram alagas.

Veja vídeo abaixo:

Fonte: Arlindo Maia da Redação do Cidade News.

CategoriasRN

Governo do RN prevê ensino híbrido para rede estadual a partir de fevereiro

As aulas das escolas do Sistema Estadual de Ensino do RN estão previstas para serem retomadas de forma híbrida, ou seja, associando atividades presenciais e não presenciais, a partir de 1º de fevereiro de 2021. A efetivação do retorno, no entanto, dependerá da situação epidemiológica no estado. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (22), em portaria sobre a conclusão do ano letivo de 2020.

A determinação é de que sejam realizadas atividades não presenciais referentes aos períodos de suspensão das atividades até 18 de dezembro do corrente ano. O objetivo é atingir ao menos 75% da carga horária mínima de 800 horas do ano letivo de 2020.

Os 25% restantes estão previstos para serem cumpridos de 1º de fevereiro a 12 de março de 2021 por meio da associação de atividades presenciais e não presenciais.

Segundo o G1, a Secretaria de Educação do RN confirmou que a previsão é de que o ano letivo de 2021 seja iniciado na segunda metade de março. Porém, o calendário está em fase de conclusão.

As aulas presenciais estão suspensas desde março, devido à pandemia de covid-19.

Candidata a vice-prefeita em cidade do RN é procurada pela polícia suspeita de receptação e posse ilegal de armas

Damária Jácome é candidata a vice-prefeita no município de João Dias, no RN — Foto: Divulgação/Polícia Civil

G1/RN.

A candidata a vice-prefeita na cidade de João Dias, Região Oeste do RN, Damária Jácome de Oliveira (PP), de 31 anos, está sendo procurada pela Polícia Civil após um mandado de prisão preventiva ter sido expedido pela Justiça contra ela.

Segundo a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), Damária Jácome é suspeita de integrar milícia privada, e de receptação e posse ilegal de arma de fogo. Quatro irmãos dela e um cunhado também estão foragidos.

O pai dela, Laete Jácome (PP), de 64 anos, candidato à reeleição como vereador também no município de João Dias, foi preso em flagrante no dia 17 de outubro, também por posse ilegal e receptação de armas. Desde o dia 19, a Polícia Civil faz diligências em busca da candidata.

Além de Damária Jácome, são procurados os irmãos e o cunhado dela. Eles são investigados pelos crimes de tráfico de drogas internacional e associação para o tráfico.

Prisão do pai

A Deicor cumpriu mandados de busca e apreensão no sábado passado (17) no município de João Dias para desarticular uma organização criminosa da região. A operação terminou com a prisão de Laete Jácome de Oliveira, pai de Damária Jácome, e outras seis pessoas.

Armamento foi encontrado na casa do vereador — Foto: DIvulgação/Polícia Civil

Na casa do vereador, foram encontradas duas espingardas calibre 12 com 100 munições, dois rifles calibre 38 com 103 munições, e três pistolas calibre 380 com 80 munições. Também foi encontrado R$ 15.535 em dinheiro

Os policiais precisaram arrombar a porta da casa para cumprir o mandado de busca e apreensão, após o vereador ter se negado a abri-la.

Brasil registra 4.785.297 pacientes recuperados da Covid-19

O Brasil registrou nesta quinta-feira (22), mais 28.808 pacientes recuperados do coronavírus, totalizando 4.785.297 pessoas curadas da doença.

A quantidade de pessoas curadas no Brasil já é doze vezes superior ao número de casos ativos (391.437), que são os pacientes em acompanhamento médico.

O registro de pessoas curadas já representa 89,7% do total de casos acumulados.

Governo divulga resultado preliminar de contemplados com o auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc

O Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, divulgou nesta terça-feira (20), no Diário Oficial do Estado (DOE) e no site www.cultura.rn.gov.br  o resultado preliminar dos cadastros realizados para a solicitação do Auxílio Emergencial da Lei Aldir Blanc aos trabalhadores e trabalhadoras da Cultura no RN.  O valor estimado dos recursos é de R$ 12 milhões.

O resultado preliminar foi obtido através da comparação dos dados informados no cadastro a partir de dados do Governo do Estado.

Os requerentes aos benefícios listados permanecem sob análise até o resultado final pela Dataprev, órgão responsável por dar suporte ao Governo Federal na identificação dos solicitantes que serão atendidos pelo auxílio emergencial.

 Será divulgada uma lista dos cadastros homologados que não tenham impedimentos, de acordo com o artigo 6 da Lei Federal 14.017/2020 e do Artigo 6 do Decreto Estadual n° 29.975/2020.

No site www.cultura.rn.gov.br será divulgada uma relação de documentos obrigatórios para análise final, além de um link no qual o requerente irá preencher um termo autodeclaração que deverá ser enviado para o email auxilioemergencial.fja@gmail.com

O requerente, cujo nome não figure na lista, poderá consultar o link cadastroleialdirblanc.rn.gov.br, através do CPF e data de nascimento e entrar com recurso administrativo no prazo de dois dias úteis até as 18h do dia 22/10/2020. O link e e-mail para interposição do recurso estará disponibilizado no site da Fundação José Augusto.

“Foi exposta esta lista que passou pelo crivo do Ministério Público Estadual e que agora seguirá para a Dataprev. Através da divulgação dessa lista os inabilitados no RN tomarão conhecimento dos motivos das suas inabilitações”, declarou o Diretor-Geral da FJA, Crispiniano Neto.

A lista completa com os nomes também está disponível no DOE no endereço http://webdisk.diariooficial.rn.gov.br/Jornal/12020-10-20.pdf

CategoriasRN

Covid-19: Brasil tem 24,8 mil novos casos e mais 497 mortes em 24h

Medidas de proteção contra possíveis infecções por cornoavírus sendo mostradas na clínica universitária de Essen

As autoridades de saúde registraram 24.858 novos casos e mais 497 mortes por covid-19 em 24 horas. Os dados foram coletados pelas secretarias estaduais de saúde e consolidados no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta quinta-feira (22).

Com o acréscimo, o país chegou a 155.900 mortes causadas pelo novo coronavírus. Ontem, a contabilidade das autoridades de saúde marcava 155.403 óbitos por causa da covid-19. Ainda há 2.408 falecimentos em investigação.

O número de casos desde o início da pandemia atingiu 5.323.630. Até ontem, o sistema do Ministério da Saúde trazia 5.298.772 casos acumulados da doença.

Atualmente, 388.435 pacientes estão em acompanhamento. De acordo com o Ministério da Saúde, 4.779.295 pessoas já se recuperaram da doença. Isso corresponde a 89,8% do total de brasileiros infectados.

Seleção brasileira permanece em terceiro no ranking da Fifa

brasil, peru, seleção, neymar

Agência Brasil.

O ranking foi divulgado após a realização dos jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo e da Liga das Nações (competição entre seleções europeias).

Entre os 10 primeiros colocados da classificação, aconteceram poucas modificações, com a Espanha assumindo a sexta posição no lugar de Portugal (sétima), e a Argentina assumindo a oitava posição no lugar da vice-campeã mundial Croácia (nona).

A equipe que mais ganhou posições no ranking foi Malta, que ultrapassou seis seleções para alcançar a 180ª colocação. A próxima edição do ranking de seleções da Fifa será divulgado no dia 26 de novembro.