Nova totalização altera futura composição da Câmara Municipal de Natal

retotalização natal

Na manhã desta quinta-feira (19) foi realizada a cerimônia de reprocessamento da totalização de votos relativos as eleições 2020 em Natal. A nova totalização se deveu ao deferimento por parte do TRE-RN de 12 registros de candidatura que estavam sub judice.

Participaram da cerimônia o Juiz titular da 1ª zona eleitoral, Kennedi de Oliveira Braga, o Promotor eleitoral da 1ª zona eleitoral, Augusto Flávio de Araújo Azevedo, o chefe da 1ª zona eleitoral Arlley Andrade de Sousa, além de advogados, profissionais da imprensa, candidatos e da população em geral.

Com os novos números a composição da câmara municipal eleita em Natal ficou assim:

Herberth Sena – PL – 6.029 votos

Divaneide Basílio – PT – 5.966 votos

Paulinho Freire – PDT – 5.547 votos

Kleber Fernandes – PSDB – 45.222 votos

Aldo Clemente – PDT – 5.181 votos

Robson Carvalho – PDT – 4.837 votos

Felipe Alves – PDT – 4.765 votos

Aroldo Alves – PSDB – 4.284 votos

Bispo Francisco – Republicanos – 4.213 votos

Nina Souza – PDT – 3.852 votos

Ana Paula – PL – 3.843 votos

Chagas Catarino – PSDB – 3.801 votos

Preto Aquino – PSD – 3.490 votos

Luciano Nascimento – PTB – 3.464 votos

Peixoto – PTB – 3.109 votos

Tércio Tinôco – PP – 3.101 votos

Raniere Barbosa – Avante – 3.040 votos

Eriko Jácome – MDB – 3.040 votos

Brisa – PT – 2.901 votos

Julia Arruda – PC do B – 2.817 votos

Klaus – Solidariedade – 2.797 votos

Hermes – PTB – 2.751 votos

Milklei Leite – PV – 2.721 votos

Camila Araujo – PSD – 2.447 votos

Margarete Régia – PROS – 2.291 votos

Anderson Lopes – Solidariedade – 2.225 votos

Nivaldo Bacurau – PSB – 2.153 votos

Eribaldo Medeiros – PSB – 2.148 votos

Roberio Paulino – PSOL – 1.886 votos

Ministério Público se posiciona pelo indeferimento da chapa de Flaviano Lisboa em Passa e Fica (RN)

O prefeito eleito Flaviano Lisboa (PDT), que venceu com apenas 50,68% ou 234 votos em um eleitorado de 8.305 votantes… Terá muita emoção até sua diplomação, isso se houver.

É que a questão da substituição do vice Ronildo do PDT, foi feita depois do prazo da Justiça Eleitoral. Está na mesa do juiz da 12ª Zona Eleitoral de Nova Cruz para suspender a possibilidade de sufragação de votos pela chapa formada pelo PDT, face à intempestividade do procedimento de substituição.

Na tarde desta quinta-feira (19), o Promotor Eleitoral Wilmar Carlos de Paiva Leite Filho deu parecer se manifesta pela Impugnação ao Registro de Candidatura – AIRC, com o consequente indeferimento do Registro de Candidatura do vice Ronildo do PDT e aplicação das consequências dele decorrentes. Isso afetará o resultado da eleição em Passa e Fica, no Agreste Potiguar.

Candidatos eleitos comemoram vitórias com festas e aglomerações no RN

G1/RN.

Pela primeira vez, desde setembro, o Rio Grande do Norte voltou a registrar mais de 200 pacientes internados com Covid-19. Eram 213 até esta quarta-feira (18). No entanto, enquanto a Secretaria de Saúde do Estado alerta para a necessidade de prevenção, as cidades do estado são tomadas de convites para as festas das vitórias, promovidas pelos candidatos vencedores das eleições do último domingo (15).

Em Caraúbas, a festa aconteceu nesta quarta (19). Raí Saia Rodada animou a festa do prefeito Juninho Alves. E o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Ezequiel Ferreira, do PSDB, estava no evento, em cima do trio. Uma multidão acompanhava.

Eleitos fazem festas de comemoração e geram aglomerações no RN — Foto: Reprodução

m Assú, no Oeste potiguar, o convite é para um arrastão puxado por trio elétrico previsto para sexta (20). Quem convida é o deputado estadual George Soares (PL), líder do governo na Assembleia e irmão do prefeito reeleito, Gustavo Soares, que é médico, contraiu o coronavírus, chegou a ficar internado em Natal e quase desistiu da candidatura por causa da doença.

Nesta quinta-feira (19), a Coligação “A União que o povo quer”, representada pelos gestores eleitos em Assu, divulgou que o evento “A Festa da Vitória” foi adiada. Segundo a nota, o motivo é o aumento das taxas de Covid-19 no estado, especialmente na região Oeste e no Vale do Açu. Ainda segundo a nota, uma nova data para o evento será divulgada, quando houver estabilização dos casos.

Na quarta-feira (18), a Inter TV Cabugi perguntou ao deputado estadual George Soares se ele participaria do evento e se ele achava prudente a realização da festa em meio à pandemia, mas ele não respondeu. Apenas disse que o evento poderia ser cancelado.

A Assessoria da Assembleia Legislativa também foi procurada, mas disse que não ia se pronunciar sobre a presença do presidente da Casa, Ezequiel Ferreira, na festa em Caraúbas, por se tratar de política partidária.

O Ministério Público do estado também foi procurado para comentar as festas durante a pandemia. Por meio da assessoria de comunicação, o órgão informou que o assunto era de competência do Ministério Público Federal. Já o MPF devolveu a questão e disse que era o tema deveria ser tratado pela pasta de Saúde do MP Estadual. O MPRN voltou a ser questionado sobre o assunto, mas não respondeu até a última atualização da matéria.

RN registra 84.530 casos confirmados e 2.651 mortes por Covid-19

RN tem 84.530 casos confirmados de Covid-19 — Foto: Mariana Padovan/Secom

Novo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública tem dois óbitos a mais em relação ao dia anterior.

O Rio Grande do Norte chegou a 84.530 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. No total, são 2.651 mortes pela doença neste período – duas a mais em relação ao dia anterior. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta quinta-feira (19). Outros 391 óbitos estão sob investigação.

O RN tem ainda 39.584 casos suspeitos e outros 206.130. O número de confirmados recuperados agora é de 47.364 e o de inconclusivos, tratados como “Síndrome Gripal não especificada”, aumentou para 73.952.

O estado tem atualmente 219 pessoas internadas por causa da Covid-19, sendo 136 na rede pública e 83 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 47,06% na rede pública e de 29,4% na rede privada.

Os números de testes feitos para coronavírus seguem sem atualização e continuam em 253.621, sendo 148.018 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 105.603 sorológicos.

Números do coronavírus no RN

  • 84.530 casos confirmados
  • 2.651 mortes
  • 47.364 confirmados recuperados
  • 39.584 casos suspeitos
  • 206.130 casos descartados

Ezequiel: PSDB governará 37,9% da população do RN ao receber quase 400 mil votos

O PSDB saiu das eleições municipais fortalecido no Rio Grande do Norte. Com 31 prefeitos eleitos, a legenda comandará 37,98% da população potiguar, tendo recebido mais de 399 mil votos para prefeito, o melhor desempenho do Estado. Os números foram revelados pelo presidente estadual do partido, o deputado Ezequiel Ferreira, em discurso nesta quinta-feira (19) na sessão plenária da Assembleia Legislativa.

Além disso, Ezequiel ressaltou o fato do partido ter saído de 10 prefeitos eleitos em 2016 para 31 este ano. “Parabenizo a todos os eleitos. O partido mostra uma nova musculatura no RN. E registro que o PSDB potiguar foi o segundo que mais cresceu no Brasil”, revelou o deputado, acrescentando que o presidente nacional da legenda, ex-deputado federal Bruno Araújo, parabenizou o partido no Estado pelo desempenho.

“Quero tornar público o agradecimento que o presidente do PSDB fez e quero dividir esse bom resultado com todos os quatro deputados estaduais do partido, que têm feito um esforço coletivo para esta grande ampliação dos quadros do PSDB na eleição municipal”, afirmou citando em seguida dos deputados José Dias, Raimundo Fernandes, Tomba Farias e Gustavo Carvalho. “Todos lutaram juntos para que partido tivesse nova musculatura”, completou.

Ezequiel ainda registrou as vitórias obtidas em parceria com candidatos de outros municípios, sejam com o PSDB indicando os candidatos a vice-prefeitos ou mesmo concedendo o apoio partidário. “Temos várias parcerias e queria abraça-los do mesmo jeito, reafirmando o compromisso de todos de ajudarmos prefeitos e vereadores eleitos a fazer mandato de evolução, desenvolvimento para o município. Estaremos juntos para que as promessas feitas nos palanques possam se transformar em realidade, contribuindo com o bem estar dos municípios”, disse.

Entre os eleitos pelo PSDB, Ezequiel voltou a destacar o êxito conquistado pelo prefeito reeleito de Natal, Álvaro Dias, e pelos novos prefeitos eleitos de Caicó, Dr. Tadeu, e de Parelhas, Dr. Tiago Almeida.

Deputados lembram que dia 20 de novembro é Dia da Consciência Negra

Os deputados estaduais inscritos no horário das lideranças na sessão ordinária, que aconteceu nesta quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), aproveitaram o momento para tratar, dentre outros assuntos, da data em alusão à consciência negra, celebrada nesta sexta-feira (20).

Sandro Pimentel lembrou da data e mencionou a intenção de propor um Projeto de Lei criando um feriado estadual do Dia da Consciência Negra, que ainda não existe do Rio Grande do Norte. “O racismo tem sido cada vez mais gritante em nossos País, especialmente com a política atual nacional. O nosso tratamento cultural não é igual e sabemos disso. Essa é uma data que precisa estar sendo sempre lembrada porque não podemos aceitar qualquer discriminação pela cor da pele”, justificou. Ele informou também que nas eleições deste ano o PSOL se consolidou com o partido da negritude.

Francisco do PT também fez referência ao dia 20 de novembro como sendo um dia que reúne diversas ações de combate ao racismo. “É uma data em que temos muito mais a resistir e refletir do que comemorar, especialmente nesses últimos dois anos. Vivemos um processo de retrocesso no que diz respeito a conquistas importantes. Infelizmente, ainda temos que conviver com atitudes racistas e foi preciso inclusive a criação de legislações importantes como a Lei das Cotas Raciais para proporcionara a correção de injustiças históricas”, disse.

“Aqui, em nome das comunidades remanescentes de quilombolas do RN, parabenizo todos e todas e digo que esse é um momento de luta e resistência para que possamos, pelo menos, manter aquilo que foi conquistado até hoje”, completou.

Além da data comemorativa, Sandro Pimentel agradeceu ao Governo do Estado pela sanção do 24ª Projeto de Lei de iniciativa do mandato dele. O projeto, que agora é Lei, prevê que condenados pela Lei Maria da Penha não possam assumir cargos comissionados em todas as esferas de poderes, até o cumprimento da pena. “Nosso mandato coloca para o estado mais uma lei de grande relevância, sabemos que a violência contra a mulher tem sido cada vez maior no Brasil e isso é mais uma forma de punir essas pessoas”.

Francisco do PT falou sobre a Barragem Passagem das Traíras, localizada na região Seridó, e agradeceu o presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira (PSDB), por ter informado sobre as obras de recuperação, modernização e manutenção da barragem. “O problema vem desde 2015. Em 2019, quando a governadora Fátima Bezerra assumiu, tomou providências, com todas as dificuldades financeiras, para fazer um projeto identificando problemas e soluções técnicas para a área”, falou.

Ele explicou que havia um convênio entre Governo Federal e Governo do Estado e, em junho deste ano, o ministro do Desenvolvimento Regional rompeu esse convênio, avocando para o Governo Federal a obra. “Para nós não interessa quem vai fazer, o importante é que seja feita. O povo seridoense já não aguenta mais. Mas eu espero que não seja como a adutora de engate rápido de Currais Novos que mesmo depois das obras ainda carrega diversos problemas”, completou.

MP Eleitoral pede cassação de registro ou diploma de candidato a vereador por uso da máquina pública em Parnamirim

O Ministério Público Eleitoral (MPE) está movendo uma ação na Justiça Eleitoral para que seja determinada a cassação do registro de candidatura de José Rosemberg da Silva a vereador em Parnamirim e a sua inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos próximos oito anos. O MPE também pede que o Juízo atuante na 50ª Zona Eleitoral também torne inelegíveis o secretário Municipal de Obras e um servidor lotado nesse mesmo órgão. Os três são suspeitos de usarem a máquina pública para promoção pessoal de José Rosemberg, cometendo abuso do poder político .

O MPE apurou que a Secretaria Municipal de Obras de Parnamirim (Semop) foi utilizada para dar suporte à campanha de José Rosemberg com a anuência do secretário, João Albérico Fernandes da Rocha Júnior, e o servidor, Thyago Henrique Lima dos Santos. Tendo influência na Semop, o candidato determinou onde as obras seriam executadas, de acordo com a sua conveniência política e com o compromisso por ele assumido com os moradores dos locais beneficiados com a melhoria das vidas.

Esses benefícios foram realizados em diversos bairros e localidades do Município. Não por acaso, o jingle utilizado na campanha refere-se ao candidato a vereador como “Berg das Obras”, sendo toda a comunicação alicerçada no cargo que exerceu na Secretaria de Obras de Parnamirim.

José Rosemberg trabalhou por três anos na secretaria como gestor dos contratos de manutenção viária e nivelamento de rua, responsável por fiscalizar as obras de manutenção viária em campo e indicar as vias públicas que sofreriam as intervenções. Pediu exoneração do cargo para ser candidato, mas indicou o servidor que lhe substituiu, quem vem a ser o representado Thyago Henrique.

O candidato não foi eleito, mas está na lista de suplentes. Se a candidatura for cassada, ele perderá a suplência, assim como haverá a nulidade dos votos efetivados a ele.

Uso da máquina pública
As investigações ministeriais apontaram que as condutas dos envolvidos foram reiteradas, com capilaridade e abrangência, e ocorreram durante um tempo expressivo, sendo intensificada no ano eleitoral. O secretário de Obras, João Albérico Fernandes da Rocha Júnior, e o servidor da Secretaria de Obras, Thyago Henrique Lima dos Santos permitiram o uso da máquina pública para beneficiar a candidatura de José Rosemberg da Silva. Ambos possuíam conhecimento das práticas irregulares perpetradas pelo candidato, uma vez que as ratificavam ao atenderem os pleitos, mesmos cientes de que isso poderia desequilibrar o processo eleitoral.

O MPE iniciou a investigação após receber denúncia remetida pelo Juízo Eleitoral, a respeito de possível abuso de poder por parte do candidato.

Em postagens nas redes sociais, o próprio José Rosemberg postou fotos relacionadas à manutenção de vias públicas com mensagens de agradecimento à Secretaria Municipal de Obras sobre o atendimento aos requerimentos feitos. Pelo exposto nessas redes sociais, o MPE verificou que o candidato continuava a se portar como estivesse no exercício do cargo da Secretaria de Obras, ou, pelo menos, resta demonstrada a total influência na secretaria. Isso porque pelas postagens compreende-se que ele tinha ciência de onde estavam ocorrendo as obras nos mais diversos bairros do Município, fato que lhe dava a oportunidade de fazer o registro fotográfico e apresentar-se à população como o candidato das obras.

Ressalte-se que em algumas fotos, ele está acompanhado dos outros dois representados, o secretário de Obras e o servidor público. É bom reforçar que o candidato foi exonerado do cargo público a pedido para disputar o pleito. Dessa maneira, não poderia continuar realizando as visitas e fiscalizando as obras, conforme se verifica nas fotos, sob pena de se concluir que continuava exercendo função pública.

Assim, houve uma nítida vinculação da imagem do candidato José Rosemberg com a concretização das diversas obras públicas postadas em suas redes sociais com a conivência do secretário de Obras e do atual gestor dos contratos, que substituiu o candidato após o afastamento de direito.

TSE: mil contas de aplicativos foram banidas por disparos em massa

Fachada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou hoje (19) que mais de mil contas do aplicativo WhatsApp foram banidas por suspeitas de disparo em massa, conduta proibida no processo eleitoral. O banimento foi realizado após o tribunal receber denúncias de disseminação de conteúdos falsos durante o primeiro turno das eleições municipais.

Segundo o TSE, entre 27 de setembro e 15 de novembro, 4.630 denúncias foram encaminhas à plataforma para verificação de violação dos termos de serviço do aplicativo.

No início da campanha, o tribunal lançou uma plataforma de denúncias. Para informar sobre mensagens suspeitas, basta preencher um formulário, que está disponível no site do TSE.

O segundo turno das eleições será realizado no dia 29 de novembro. O pleito ocorrerá em 57 cidades espalhadas pelo país, das quais 18 são capitais.