Inscrições para o Encceja 2020 começam nesta segunda-feira

ensino medio

Por Agência Brasil.

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 começam nesta segunda-feira (11) e vão até 22 de janeiro. Os interessados podem se inscrever na página do Encceja na internet, gratuitamente. Caso necessário, o participante pode solicitar, durante a inscrição, atendimento especializado para o dia da prova.

O exame é constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.

Encceja

O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela realização do exame, que é aplicado desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação.

Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é de responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

Justificativa de ausência

Também nesta segunda-feira, os inscritos que tiveram recusada a justificativa de ausência no Encceja 2019 e entraram com recurso poderão conferir os resultados.

O prazo para fazer a justificativa terminou  em dezembro. O procedimento é obrigatório para quem se inscreveu em 2019, mas faltou a alguma das provas e agora deseja tentar novamente na edição de 2020.

Se ainda com o recurso a justificativa não tiver sido aceita, o participante terá ressarcir o Inep em R$ 40 ao se inscrever novamente. O pagamento poderá ser feito a partir da próxima semana, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) que será gerada ao final do ato de inscrição.

Casos de Covid-19 ao redor do mundo superam 90 milhões

CNN Brasil.

O número de casos confirmados de Covid-19 em todo o mundo ultrapassou 90 milhões neste domingo (10), de acordo com os dados compilados pela Universidade Johns Hopkins, referência no monitoramento da pandemia.

O número de casos todo o planeta é de 90.005.787. Ao menos 1.931.382 pessoas morreram em todo o mundo, segundo a universidade.

Os Estados Unidos lideram o ranking, com os maiores números de mortes e de casos confirmados pelo novo coronavírus. No país, são ao 22.255.827 casos da doença foram confirmados e 373.463 pessoas morreram pela doença.

Índia, Brasil e Rússia estão imediatamente atrás dos EUA. Os quatro países são as nações com os maiores números de casos registrados de coronavírus no mundo.

Floresta empata com América-RN e conquista acesso inédito à Série C

Floresta consegue empate na Arena das Dunas e comemora acesso à Série C

Do GE.

O Floresta está garantido na Série C do Campeonato Brasileiro em 2021. O acesso inédito foi conquistado com o empate por 1 a 1 com o América-RN, neste domingo, na Arena das Dunas, em Natal. O time cearense tinha a vantagem por ter vencido o jogo de ida por 2 a 0, na Arena Castelão, em Fortaleza.

Na capital potiguar, Wallace Pernambucano marcou para os donos da casa e Núbio Flávio fez o gol da classificação.

Policial rodoviário federal é baleado e tem pistola roubada em assalto a casa de praia no litoral Sul do RN

Crime aconteceu em casa na praia de Barreta, em Nísia Floresta, no Litoral Sul potiguar — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

G1/RN.

Dois policiais rodoviários federais estavam com as famílias em uma casa na praia de Barreta, no litoral Sul do Rio Grande do Norte, quando dois criminosos armados invadiram a residência para assaltar na madrugada deste domingo (10). Um dos policiais foi rendido e o outro tentou reagir e acabou baleado.

Segundo informações da Polícia Militar, os bandidos fugiram levando uma pistola do PRF. Um dos criminosos teria sido atingido na troca de tiros.

O policial foi ferido por três tiros na região do abdômen e foi socorrido para o hospital de Pirangi do Sul, em Nísia Floresta, e, depois, transferido para um hospital particular em Natal.

De acordo com a assessoria de imprensa da PRF, o estado de saúde do policial é estável. Ninguém foi preso.