Prefeito de Natal sanciona lei que permite entrega de ivermectina e cloroquina para pacientes

Visando ao enfrentamento do novo coronavírus no município de Natal, o prefeito Álvaro Dias sancionou duas leis que tratam do combate à Covid-19, aprovadas pela Câmara Municipal do Natal (CMN) e publicadas na edição desta sexta-feira (31) do Diário Oficial do Município (DOM).

A Lei n.º 7.044, de 08 de julho de 2020, autoriza a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Natal) a disponibilizar, gratuitamente, um kit de medicamentos aos pacientes infectados pela Covid-19 que possuam receita médica com a indicação de tratamento com fármacos, como hidroxicloroquina, cloroquina, ivermectina, azitromicina ou outros medicamentos que venham a ser liberados e preconizados pelo Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Regional de Medicina – RN (Cremern).

O uso dos fármacos está condicionado à avaliação médica, a partir do momento de identificação de sintomas ou sinais leves da doença, com realização de anamnese, exame físico e exames complementares, em Unidade de Saúde. É importante frisar que o médico é responsável pelo tratamento do paciente e, caso prescreva os referidos medicamentos, deverá aplicar o Termo de Ciência e Consentimento para o uso da cloroquina.

O kit de medicamentos será distribuído de acordo com a receita médica, utilizando o protocolo regulamentado pelo Ministério da Saúde, somente para adultos (maiores de 18 anos). Os medicamentos deverão ser entregues em um sistema organizado por etapas, de forma que evite aglomerações à população. O receituário médico deve ser de controle especial em nome do paciente. Para retirar o medicamento, o paciente, acompanhante ou responsável, deverá apresentar receita médica legível em nome do paciente e documento oficial com foto. A Lei terá o prazo de vigência em consonância com o período de aplicação das medidas e restrições de deslocamento decorrentes do vírus Covid-19 estabelecidas pela Prefeitura de Natal.

Corpo encontrado em área de dunas na zona Norte de Natal é de motorista por aplicativo

Corpo de Arlley Diego, de 24 anos, foi encontrado após 10 dias de desaparecimento — Foto: Cedida

G1/RN.

O corpo encontrado em um matagal em uma área de dunas na zona Norte de Natal, na última segunda-feira (27), é do motorista por aplicativo Arlley Diego Dantas, que estava desaparecido desde o dia 18. A confirmação foi feita pelo Instituto Técnico Científico de Perícia (Itep), na tarde desta terça-feira (28), com a identificação através de digitais. A mãe do rapaz, Adriana Dantas esteve no Itep para liberar o corpo.

Arlley Diego, 24 anos, havia sido visto pela última vez no Guarapes, bairro onde mora na zona Oeste de da capital potiguar. No dia 18 de julho, saiu para uma corrida no aplicativo e pouco depois deixou de responder a mensagens e ligações de familiares e amigos. O carro em que Arlley trabalhava foi encontrado ainda em chamas, na praia de Santa Rita, no litoral Norte, na manhã do dia seguinte.

A Polícia Militar encontrou o corpo do motorista após denúncias de populares. O acesso ao local onde o corpo foi encontrado foi complicado. O trecho de matagal fica em uma área de dunas entre a Comunidade da África, na Redinha, e o prolongamento da Avenida Moema Tinoco, que é próximo a um afluente do Rio Doce. Foi preciso atravessar as dunas e depois Corpo encontrado em área de dunas na zona Norte de Natal é de motorista por aplicativo

Decreto autoriza reabertura de shoppings em Natal a partir desta terça

Justiça Potiguar.

A Prefeitura de Natal editou um novo Decreto (N.º 12.008) em edição extra do Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (27) que impõe as regras para a Fase 3 da reabertura gradual do comércio e outras atividades. Na publicação, estão previstas as aberturas, com limitações, dos shoppings que possuem ventilação com sistema de ar-condicionado, assim como bares e restaurantes a partir desta terça-feira (28).

A decisão de seguir e até mesmo antecipar fases do processo de abertura gradual foi tomada com base na análise favorável do Comitê Científico de Enfrentamento da Covid-19, instituído pelo Município do Natal, considerando que após o início da Fase 2 houve ampliação da disponibilidade de leitos de enfermaria e de estado crítico (UTIs) na rede municipal de saúde. Além disso, houve a diminuição do número de atendimentos de casos com Covid-19 nas unidades de saúde do Município.

A Fase 3 está dividida em duas frações. Na Fração 1, fica autorizada a reabertura dos bares e dos serviços de alimentação (restaurantes, pizzarias, lanchonetes, food parks, buffets, casas de recepções e similares) com espaço físico superior a 300m² (trezentos metros quadrados). Os estabelecimentos poderão funcionar das 11h às 23h todos os dias da semana para as vendas de salão com atendimento presencial ao consumidor e possibilidade de consumação no local.

Contudo, o estabelecimento, para fins de aferição da capacidade de acomodação, deve utilizar a razão de uma pessoa para cada 5m² (cinco metros quadrados) de área do local. Para o serviço de entrega domiciliar e takeaway, sem consumação no local, os estabelecimentos poderão atender aos seus clientes sem qualquer limitação de horário.

Com sistema de ventilação por ar-condicionado, está autorizada a reabertura dos shoppings centers, com funcionamento das 12h até às 20h, todos os dias da semana, porém com apenas 30% (trinta por cento) da capacidade de ocupação. Mas permanece proibido o funcionamento dos serviços de alimentação das praças de alimentação, os quais poderão atender exclusivamente pelos sistemas de takeaway e delivery, sem possibilidade de consumação no local. Por outro lado, os serviços de alimentação situados nas áreas internas dos malls e que possuam área privativa para acomodação de seus consumidores poderão funcionar das 12h até às 20h todos os dias da semana.

Fica também autorizado o funcionamento do trabalho administrativo das casas de festas, recepções, buffets e eventos, nos quais também será permitida a abertura para comercialização de pacotes de serviços para eventos futuros, com atendimento de clientes e oferecimento de degustação individual.

A fração 2, com liberação a partir de 4 de agosto, serão autorizados os funcionamentos das academias, clubes, associações, box, studios e similares das 5h até as 22h, de segunda-feira a sábado. A fiscalização caberá à Semdes, Procon, Semurb, Semsur e SMS, que poderão inclusive interditar o estabelecimento que descumprir as regras estabelecidas.

Juíza determina que Prefeito de Natal deixe de publicar ações da Prefeitura em seu perfil pessoal por ser propaganda eleitoral antecipada

Justiça Potiguar.

A juíza eleitoral Hadja Rayanne deferiu liminar do Ministério Público Eleitoral contra o prefeito de Natal, Álvaro Dias, por propaganda irregular antecipada e determinou que o prefeito não publique mais ações da Prefeitura em seu perfil pessoal, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00.

A magistrada apontou em decisão que: “no caso em tela, as postagens em sua rede social, enaltecendo em nome próprio as ações da Prefeitura de Natal podem configurar em conduta vedada pela legislação eleitoral, além de ser extemporânea”.

Por fim determinou que: Notifique-se o representado, ÁLVARO COSTA DIAS, a fim de que cesse, imediatamente, as publicações, em suas Redes Sociais, das ações implantadas pelo município de Natal/RN; bem como se abstenha de promover-se pessoalmente com esta divulgação, até o julgamento da lide. Multa diária de R$ 1.000,00 (mil reais), se houver descumprimento”.

Cine Drive In Natal chega ao estacionamento da Arena das Dunas

Cine Drive In Natal chega ao estacionamento da Arena das Dunas

Portal N10.

Houve um verão nos anos 40 quando se podia ver filmes ao ar livre. Mas na Base Aérea de Parnamirim era off-limits, exclusivo aos oficiais graduados e convidados ilustres. Nos anos 70, os natalenses sentiram um gostinho do cinema no “carango” e serviço de bar com o Hippie Drive-In, que durou poucos anos.

A experiência divertida e nostálgica, somente conhecida através dos filmes de época e das séries retrôs, encontrou no momento de pandemia uma forma de viajar no tempo. É com este sentimento que nasce o projeto Cine Drive In Natal, o primeiro cinema em formato drive-in a ocupar o espaço da Arena das Dunas.

Idealizado pelas produtoras Haylene Dantas (HD Produções) e Keila Sena (Casa de Produção), ambas com experiência em produção e projetos de cinema, o Cine Drive In Natal vai oferecer entretenimento de qualidade de forma segura, agradável e única, abarcando todos os públicos para vivenciarem juntos uma grande experiência de cinema com emoção. O modelo já vem sendo utilizado em outras cidades inclusive por redes de cinema, como o Cine drive In Paulínia-SP, e o Cine Brasília, o mais antigo do País.

Durante o mês de outubro serão realizadas quatro edições no estacionamento do Arena das Dunas, com exibição de cinco filmes por noite, divididas em quatro sessões. A cada sábado do mês será montada uma grande estrutura de exibição ao ar livre com uma tela de 12m de largura x 7m de altura e um equipamento de projeção e radiotransmissão de alta qualidade para que seja possível atender a demanda de até 200 carros por sessão.

O público poderá acompanhar o áudio pelo rádio e alguns filmes vão dispor de aplicativo de acessibilidade para cegos ou surdos, integrando todos sem a necessidade de separação de publico.

“É um projeto cultural de resgate ao cinema drive-in que vem sendo tendência no Brasil, por ser adequado as recomendações de proteção ao vírus. Mas é também um momento para emoções positivas. Queremos criar algo de bom, um respiro para as famílias nesse momento difícil que estamos vivendo”, comentou Haylene Dantas. Para Keila Sena, “é um projeto democrático, acessível e de experiência, pois queremos mostrar uma possibilidade de cinema e celebrar a alegria de estarmos juntos, mesmo da forma diferente”, comentou.

Cinemão a céu aberto

Cine Drive In Natal chega ao estacionamento da Arena das Dunas

Serão exibidos seis filmes por edição, sendo três longas nacionais ou internacionais e três filmes potiguares. A cada sábado serão 4 sessões, sendo a primeira a Sessão infantil (classificação indicativa: livre), às 17h. Na sequência (20h) a sessão Clássicos do Cinema (Classificação indicativa: livre ou 14 anos). A terceira e quarta sessões reúnem curtas metragens produzidos no Rio Grande do Norte e filmes contemporâneos, os chamados filmes de festivais.

Entre as sessões um DJ vai agitar o ambiente discotecando músicas potiguares e de trilhas cinematográficas. É também neste momento que se dará a logística de entrada e saída de carros.

Morre o médico Eduardo Campero Garcia vítima do coronavírus

Blog do BG.

Faleceu no início da noite desta segunda-feira (20), o médico Eduardo Campero Garcia.

Nascido na Bolívia, o médico já residia no Brasil há quatro décadas.

Ele tinha 65 anos e estava hospitalizado na Promater há três semanas. É mais um profissional da saúde vítima do coronavírus.

Nossos sentimentos aos amigos e familiares.

Ex-combatente da Segunda Guerra Mundial morre de Covid-19 em Natal

Alcindo Arnaldo da Silva tinha 94 anos. Ele fez parte da FEB — Foto: Acervo da família

G1/RN.

Morreu no último domingo (19) em Natal o ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, Alcindo Arnaldo da Silva, aos 94 anos. Conhecido por amigos e parentes como “General”, Alcindo estava internado há cerca de 15 dias na UTI de um hospital na Zona Leste de Natal lutando contra a Covid-19 e havia feito aniversário no sábado (18).

O ex-combatente foi sepultado no fim da tarde do próprio domingo, no cemitério Morada da Paz, em Emaús, na Grande Natal. Com acesso restrito à alguns familiares, em função das medidas de prevenção contra o coronavírus, o sepultamento foi marcado pelos parentes cantando a “Canção do Expedicionário”.

Alcindo era natural de Jucurutu, no interior do Rio Grande do Norte. Voluntário na Força Expedicionária Brasileira (FEB), ele embarcou para a Itália para combater na Segunda Guerra Mundial e esteve presente nas batalhas em Monte Castelo e Montese.

Em nota, a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada disse que “profundamente consternados, os integrantes da Brigada Felipe Camarão se solidarizam com os familiares e amigos do Sr. Alcindo, que nos deixa de forma inesperada e informa que estará organizando a Missa de Sétimo Dia em memória ao nosso ex-combatente”. Alcindo deixa filhos, netos e bisnetos.

A Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi um tropa brasileira enviada à Europa para lutar na Segunda Guerra Mundial em 1944 – no ano passado, essa expedição fez 75 anos. Segundo levantamento do G1 em 2019, apenas 50 dos 25 mil soldados enviados pelo Brasil para a Europa durante a guerra ainda estavam vivos.

Prefeitura de Natal libera prática de esportes individuais ou que não tenham contato em academias e clubes

Prática de futevôlei está permitida — Foto: Pilar Olivares/Reuters

G1/RN.

A prefeitura de Natal publicou um decreto liberando a prática de esportes individuais e coletivos que não tenham interação entre os participantes dentro de academias, clubes, associações e similares. A autorização foi inserida na Fração 1 da Fase 2 do plano de reabertura gradual das atividades. O decreto 12.003 foi publicado nesta sexta-feira (17), no Diário Oficial do Município.

De acordo com o texto, os participantes deverão preservar o distanciamento de 1,5 metro para evitar contato, como forma de prevenção à Covid-19. Estão permitidas as práticas de:

  • sinuca;
  • tênis;
  • tênis de mesa;
  • atletismo;
  • ginástica rítmica e olímpica;
  • nado sincronizado;
  • squash;
  • beach tennis;
  • futevôlei;
  • badminton.

A prática do paradesporto das modalidades acima estão permitidas para as pessoas com deficiência. Os esportes coletivos que possuem contato entre os participantes como basquete, vôlei, handebol, futebol, futsal e futebol americano permanecem proibidos.

A fiscalização será feita por agentes das secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), de Serviços Urbanos (Semsur), Saúde (SMS) e do Procon.

‘Redução da Covid em Natal não caiu do céu, é fruto da Ivermectina’, diz prefeito de Natal

Anvisa faz alerta sobre uso da ivermectina - RIC Mais

Fonte: Portal Grande Ponto

A declaração foi dada em entrevista à InterTV Cabugi.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), não escondeu o entusiasmo com os recentes números positivos de Natal e do Rio Grande do Norte no combate ao coronavírus. Segundo levantamento nacional, o Estado registra a maior queda de óbitos do país nesta terça-feira (14) em referência a última semana. É uma queda de 39% nas mortes.

Para o gestor, “esses números que temos hoje em Natal não caíram do céu, são frutos do uso da ivermectina. As comprovações são in vitro porque não tivemos tempo de tê-la em vida, mas as estarísticas mostram”. A declaração foi dada em entrevista a InterTV Cabugi.

“Essa diminuição de casos, esse esvaziamento dos leitos na cidade de Natal, por coronavírus é o quê? É o uso da ivermectina, é o tratamento precoce que estamos fazendo adotando hidroxicloroquina, azitromicina, utilizando corticoide, os medicamentos do protocolo aprovado pelo Conselho Regional de Medicina”, defendeu.

 

Protesto contra Bolsonaro reúne cerca de 30 pessoas em Natal

Blog Image

Do Blog Ismael Souza.

Um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro em Natal reuniu neste domingo (12) aproximadamente 30 pessoas.

Manifestantes usavam faixas, cartazes e cruzes e falavam palavras de ordem em um carro de som.

Além de pedir a saída do presidente, os manifestantes também pediam “lockdown” no estado para conter o avanço do coronavírus.

Prefeitura de Natal autoriza reabertura de igrejas e templos religiosos

A Prefeitura de Natal autorizou a reabertura de igrejas e templos religiosos na capital potiguar a partir desta quarta-feira (8). Um decreto que autoriza o funcionamento dos prédios, durante a pandemia do novo coronavírus, foi publicado no Diário Oficial do Município. Porém, é autorizada a presença simultânea de até 20 pessoas.

De acordo com o texto, os locais devem seguir regras de distanciamento de pelo menos 1,5 metro entre os frequentadores e os atendimentos individualizados deverão ser agendados. A fiscalização das normas ficará a cargo da Guarda Municipal da cidade.

Os fiéis também devem ser orientados a não frequentarem as celebrações religiosas caso apresentem sintomas da Covid-19.

A Arquidiocese de Natal afirmou que a Igreja Católica não deverá reabrir seus templos em julho, conforme decisão dos bispos. O G1 tenta contato com outras igrejas.

Regras para funcionamento

De acordo com o decreto distanciamento mínimo entre os presentes deverá ser de 1,5 m a 2 m, com limitação de uma pessoa para cada 5 metros quadrados de área do local, inclusive com controle de acesso na porta de entrada para atendimento ao limite de pessoas.

A frequência simultânea fica limitada a 20 pessoas e as fileiras dos bancos deverão sinalizar o distanciamento mínimo.

“Caberá à administração da igreja ou templo religioso a higienização do local e o controle de acesso de pessoas, sendo proibido o acesso ou permanência de pessoas no local sem a utilização de máscara de proteção e prévia higienização das mãos com álcool 70º INPM – que deverá ser disponibilizado na porta de acesso e em locais de circulação de pessoas”, diz o decreto.

Ainda segundo o documento, os locais de acesso ao público ainda deverão ser higienizados no mínimo quatro vezes ao dia e todas as áreas devem ser mantidas ventiladas, com portas e janelas abertas sempre que possível, vedado o uso de ar-condicionado.

Prefeitura de Natal mantém retomada das atividades econômicas

Restaurantes começam a reabrir em Natal — Foto: Mariana Rocha/Inter TV Cabugi

G1/RN.

Natal amanheceu com lanchonetes, restaurantes e parques de alimentação abertos nesta terça-feira (7) após o fechamento dos estabelecimentos para conter a pandemia de Covid-19 na capital potiguar. A reabertura ocorre com base na segunda fração do plano de retomada das atividades econômicas publicado em decreto municipal.

Os locais tiveram de se adaptar a uma série de regras para voltar a receber clientes. As medidas incluem tapetes de higienização de calçados, álcool em gel, distanciamento social e uso de máscara de proteção.

“Estamos numa força-tarefa focando em estabelecimentos, restaurantes e o que estamos vendo são atitudes promissoras. Os empresários estão cumprindo esses protocolos com ajustes e nosso trabalho tem sido bem visto também. Estamos entregando máscaras, cartazes e fazendo orientações”, disse Bruno Félix, da Câmara de Lojistas de Natal (CDL).

Com a retomada, os comerciantes esperam amenizar a crise causada pela pandemia. No restaurante de Josildo Oliveira, a queda na arrecadação foi de 80%. “A gente está tomando todos os cuidados para que não haja contágio e que as portas do restaurante não voltem a fechar”, diz.

A reabertura de bares, restaurantes e outros estabelecimentos foi autorizado pela Prefeitura do Natal, embora o governo estadual tenha seguido o caminho contrário. A governadora Fátima Bezerra adiou a retomada dos serviços de alimentação, que estava prevista para quarta-feira (8).

O município não vem seguindo os mesmos prazos do Estado. O Supremo Tribunal Federal decidiu que as prefeituras têm autonomia para definir as normas nos seus limites.

Em Natal, a Prefeitura autorizou a reabertura, a partir desta terça-feira (7), dos seguintes estabelecimentos:

  • serviços de alimentação de até 300m2 (restaurantes, lanchonetes e food parks);
  • estabelecimentos com até 600 m2 e com “porta para a rua”, dos seguintes ramos:
  • a) comércio de móveis, eletrodomésticos e colchões;
  • b) lojas de departamento e magazines não localizados dentro de shopping centers ou centros comerciais;
  • c) agências de turismo;
  • d) comércio de calçados;
  • e) comércio de brinquedos, artigos esportivos e de caça e pesca;
  • f) comércio de instrumentos musicais e acessórios; de equipamentos de áudio e vídeo; de
  • eletrônicos/informática; de equipamentos de telefonia e comunicação;
  • g) joalherias, relojoarias, bijuterias e artesanatos;
  • h) comércio de cosméticos e perfumaria.

Ícone do jornalismo social morre em Natal aos 88 anos

Portal Grande Ponto.

Faleceu neste domingo (05), aos 88 anos, o jornalista Paulo Macedo. Vítima de uma fratura de fêmur após queda que sofreu em sua residência, o jornalista se submeteu a uma cirurgia recentemente no Hospital Memorial e se recuperava bem. Ele tinha alta médica programada para este domingo, mas teve uma piora repentina e não resistiu.

Informações dão conta que ele contraiu covid-19 na unidade hospitalar e ficou com um dos pulmões comprometido. Ele estava no oxigênio, mas até hoje pela manhã não chegou a ser entubado.

Paulo Macedo é considerado o decano dos colunistas sociais potiguares. Escreveu por mais de quatro décadas no Jornal Diário de Natal.

Ao longo de sua carreira profissional, teve passagens pela Rádio Nordeste, Tribuna do Norte, entre outros veículos de comunicação. Na TV, comandou o programa Sala VIP por mais de três décadas entrevistando várias personalidades.

Coronavírus: Ivermectina causou queda nos atendimentos por Covid em Natal, diz infectologista

Vermífugo tido como esperança contra covid some das farmácias de ...

Portal Grande Ponto

Nos últimos dias, hospitais privados de Natal e até Unidades de Pronto Atendimento (UPA) têm registrado queda nos atendimentos de pacientes com Covid-19. Para o médico infectologista Fernando Suassuna, membro do comitê científico da Prefeitura de Natal, a baixa na procura por atendimento têm relação, entre outros aspectos, com os efeitos da ivermectina na população.

No começo do mês de junho a ivermectina provocou uma verdadeira corrida da população natalense às drogarias e farmácias de manipulação. Era comum se ver em todas as regiões da cidade filas com centenas de metros formadas por clientes em frente a esses estabelecimentos em busca do medicamento.

Para o infectologista Fernando Suassuna, a queda nos atendimentos tem relação com dois fatores. “Primeiro com o uso da ivermectina há mais ou menos duas ou três semanas, mas também ao tratamento precoce e à profilaxia feita a nível dos planos de saúde, que fizeram seus protocolos, saíram na frente e começaram a fazer os antivirais precocemente com a cloroquina, azitrominica e ivermectina. Então, com isso, essa tendência é de queda. E também da ivermectina sim, porque durante esse período, de duas ou quatro semanas, começa o efeito da ivermectina modulando a imunidade das pessoas”, explica o infectologista.

Fernando Suassuna ressalva, no entanto, que sua conclusão sobre a relação da ivermectina com a redução nos atendimentos em Natal não é um dado científico, mas uma análise sua como médico. “A gente não tem como provar nada, mas acha que são esses dois fatores”.

No final de junho o presidente licenciado do Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed), Dr. Geraldo Ferreira, visitou o Hospital São Lucas, um dos mais tradicionais de Natal, e informou que o atendimento a pacientes com covid-19 caiu em torno de 51% em uma semana na unidade.

No dia 1º de julho, Dr. Geraldo Ferreira visitou o hospital privado Rio Grande e recebeu a informação que a unidade retomará as cirurgias eletivas nos próximos dias. A decisão foi tomada diante da redução de atendimentos a pacientes com Covid-19, que ocuparam praticamente toda a unidade nos últimos meses.

No final do mês passado pesquisadores da UFRN divulgaram uma pesquisa que aponta para uma redução nas demandas por solicitações de regulação que partem das UPAs no RN. De acordo com a avaliação, essa queda na pressão das UPAs deve refletir na diminuição nos internamentos e demandas por leitos de UTI e UCI nos próximos dias.

Natal disponibiliza 70 mil vacinas contra gripe para toda população

Não é necessário mais ser de grupo prioritário para tomar vacina — Foto: Reprodução/EPTV

G1/RN.

A Secretaria Municipal de Natal está disponibilizando as 70 mil vacinas remanescentes da campanha nacional contra a gripe, que terminou no dia 30 de junho, para toda a população. Quem quiser ser imunizado, basta se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) portando documento original com foto. Ao todo, 63 salas de vacinação estão disponíveis na capital potiguar – os horários são determinados pelas unidades.

Qualquer cidadão pode receber a vacina e não necessita mais ser de um dos grupos prioritários, que tiveram exclusividade para a vacinação entre março e junho, período que durou a campanha em todo o Brasil.

Em Natal, 192 mil pessoas foram vacinadas e a campanha atingiu 87% da população prioritária esperada. Natal conseguiu superar as metas para idosos e profissionais da saúde dentro dos públicos alvos.

“Houve uma baixa procura em em relação ao esperado por adultos, gestantes, puérperas e crianças, mas para esse público fica o recado de que ainda dá tempo de se imunizar. As doses que restam nas unidades básicas de saúde agora estão destinadas a todo e qualquer indivíduo que desejar se vacinar”, falou Vaneska Gadelha, Chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis de Natal.

A vacina protege dos principais vírus causadores de gripes, como influenza A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B.

Prefeitura de Natal anuncia reabertura do comércio a partir desta terça-feira (30)

Em coletiva de imprensa, o prefeito Álvaro Dias anunciou a reabertura do comércio de Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

G1/RN.

A Prefeitura de Natal anunciou a reabertura do comércio a partir desta terça (30) na capital potiguar. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa na tarde desta segunda (29).

A medida será publicada no Diário Oficial do Município desta terça. “”Tomamos a decisão, discutida com o Comitê Científico do município, que se pronunciou e aprovou, por unanimidade, a flexibilização do comércio, e o retorno lento, gradual e responsável das atividades do comércio de Natal”, disse o prefeito Álvaro Dias (PSDB).

“O retorno vai ser feito através de etapas, que serão publicizadas amanhã (30) no decreto, no Diário Oficial do Município, e serão rigorosamente fiscalizadas pela Guarda Municipal, pelos fiscais da STTU, da Semsur e do Procon”, disse o gestor municipal.

Na primeira fase, segundo o prefeito Álvaro Dias, poderão funcionar os seguintes estabelecimentos:

  • serviços de recursos humanos e terceirização;
  • atividades de informação, comunicação, agências de publicidade, designers e afins;
  • centros de distribuição e depósitos;
  • serviços sociais;
  • autônomos;
  • agências de turismo;
  • salão de beleza e barbearias;
  • lojas de até 300 metros quadrados de artigos usados; papelarias, material de escritório, variedades, climatização, bicicletas, plantas e vestuário

A decisão da Prefeitura antecipa em um dia a reabertura do comércio prevista para o dia 1º de julho no decreto estadual.

O prefeito afirmou que, caso as regras sanitárias não sejam cumpridas, o comércio pode ser fechado novamente. “Tenho preocupação das regras não serem cumpridas, como o uso de máscaras, por exemplo. Aí, sim, nós poderemos voltar atrás. Esse cumprimento das regras será fiscalizado e se houver descumprimento exagerado nós poderemos, sim, paralisar as atividades de novo, fazendo com que o comércio volte a ficar fechado”, afirmou Álvaro Dias.

Retomada das atividades econômicas no RN

O início da retomada das atividades econômicas no Rio Grande do Norte foi condicionado ao cumprimento de protocolos específicos de segurança sanitária. Dentre eles, a ocupação dos leitos de UTI, que deve estar abaixo de 70%.

A primeira data prevista para reabertura de alguns comércios foi 17 de junho, mas a data foi adiada para 24 de junho porque o Estado estava com 99% dos leitos ocupados. Em 24 de junho, novamente a ocupação de leitos estava acima de 70% e a reabertura do comércio foi novamente adiada para 1º de julho.

Polícia Civil prende homem suspeito de venda irregular de medicamentos como Ivermectina e antibióticos em Natal

Policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) de Natal autuaram em flagrante, nesta quarta-feira (24), um homem de 37 anos, pela suspeita de venda clandestina de medicamentos, no conjunto Vale Dourado, bairro Nossa Senhora da Apresentação, localizado na Zona Norte de Natal.

As investigações se iniciaram após o recebimento de uma denúncia anônima, por meio da Delegacia de Plantão para atendimento de ocorrências relacionadas à COVID, vinculado à Diretoria de Polícia da Grande Natal (DPGRAN). O documento informava que um homem, aproveitando-se da demanda decorrente da pandemia do novo coronavírus, estava comercializando medicamento de forma irregular, inclusive realizando serviço de “delivery”, com contato via aplicativo “Whatsapp”.

Os policiais conseguiram identificar o homem e, em sua residência, encontraram diversas caixas do medicamento Ivermectina e outros antiparasitários, além de antibióticos, como a azitromicina. O suspeito confessou a venda dos produtos, sem a devida autorização, sendo conduzido à delegacia para autuação em flagrante.

Após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), o homem foi liberado. O procedimento será encaminhado à Justiça e o suspeito poderá responder pelos crimes de fornecer substância medicinal em desacordo com receita médica e de exercer profissão de médico/farmacêutico, sem autorização legal.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181.

Começa nesta terça-feira (23) segunda fase da testagem rápida para a Covid-19 em Natal

A imagem pode conter: texto

Começa nesta terça-feira (23) a segunda fase da testagem rápida para a Covid-19 em Natal. A ação vai acontecer até sexta-feira (26), das 8h às 17h, no Ginásio Nélio Dias, Zona Norte de Natal. O esquema para realização dos exames vai acontecer em sistema de drive-thru.⁣

O público alvo são pessoas a partir de 60 anos e portadores de comorbidades comprovadas residentes em Natal. Para maior fidedignidade do teste é importante que a pessoa tenha apresentando sintomas de um quadro de COVID-19 pelos últimos 10 dias do início dos sintomas de uma síndrome respiratória: com febre, tosse ou dor de cabeça, por exemplo.⁣

O acesso dos carros ao local será pela Av. do Baião, com percurso sinalizado e orientação da STTU. Uma equipe da SEMTAS fará a triagem dos veículos para verificar se a pessoa que será testada corresponde ao público-alvo. O resultado será divulgado com até 24 horas através de laudo é disponibilizado na internet, por meio de protocolo e senha fornecidos durante a coleta. ⁣

Os pacientes que testarem IgM positivo terão um acompanhamento com orientações e informações da SMS Natal de como deve proceder para os cuidados e/ou tratamento médico.⁣

Os casos positivos são repassados para o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da SMS/Natal, para notificação e acompanhamento. ⁣

Testagem rápida para profissionais de saúde de Natal segue nesta segunda-feira

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal), dando continuidade a testagem de Covid-19 voltada aos profissionais da saúde, é reiniciada nesta segunda-feira (22), a realização do exame será feito nos Distritos Sanitários de Natal. A estratégia do teste, com objetivo de identificar e tratar possíveis servidores contaminados pelo coronavírus, já aconteceu na Rede de Urgência e Emergência da capital, no início de junho, e agora chega às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Policlínicas.

O Distrito Sanitário Norte I e Norte II, que compreende a Zona Norte, serão o primeiro a receber a ação, a SMS Natal reservou três dias de testagem para cada Distrito. A testagem será iniciada no Norte I a partir das 13h, desta segunda-feira (22) e segue até quarta-feira (24). Na quinta-feira (25) é a vez do Norte II, uma equipe laboratorial fará o teste rápido nos servidores da sede do Distrito.

Os indivíduos que apresentarem IGM positivo no resultado serão orientados pela equipe médica para definir estratégia adequada no tratamento da doença. Essa medida reforça a diminuição do contágio e também condiz com o cuidado do Prefeito Álvaro Dias com quem está na linha de frente da saúde.

“Esse teste rápido é uma preocupação a mais que temos com a saúde dos nossos servidores nesse período da pandemia. Ele é simples e o resultado está disponível no mesmo dia. Através de uma gota de sangue a gente consegue ver quem está com a doença ativa e também quem já teve contato com o vírus para que a gente possa tomar as medidas necessárias”, informa Rayanne Araújo, Secretária Adjunta da SMS/Natal.

Covid-19: MPF e MP/RN recomendam suspensão de testes rápidos em drive-thru em Natal

Justiça Potiguar.

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MP/RN) recomendaram à Prefeitura de Natal a suspensão de testes rápidos para covid-19 em sistema de drive-thru. A testagem sem cadastro prévio não garante prioridade para profissionais da saúde e segurança pública e pacientes do grupo de risco. Com o elevado número de testes realizados, é provável o rápido esgotamento do material adquirido, sem atendimento aos casos prioritários.

Desde a última terça-feira (16), os testes rápidos são oferecidos em drive-thru na Arena das Dunas e há previsão para testagens também no Ginásio Nélio Dias, Zona Norte da cidade, a partir do dia 23. Ao todo, a prefeitura comprou 20 mil testes com custo de mais de R$ 3,7 milhões. Em apenas três dias, já foram realizados quase 4 mil atendimentos, 20% da quantidade adquirida.

O Ministério Público destaca que a inexistência de cadastro ou agendamento prévio para o drive-thru dificulta a triagem dos casos prioritários, em descumprimento à nota técnica da própria Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal. A Promotoria de Saúde recebeu relatos de pessoas que estão sendo testadas, mesmo sem adequação aos critérios, sob a justificativa de que já aguardavam há várias horas na fila e não aceitariam deixar o local.

Com a provável indisponibilidade de testes em pouco tempo, a recomendação pede a suspensão do atendimento por drive-thru até comprovação do abastecimento de todos os serviços de saúde com testes rápidos suficientes para os profissionais e a demanda diária de pacientes com suspeita de covid-19.