Passageiro morre após carro bater de frente com caminhão carregado de sal no RN

Passageiro é internado em estado grave após carro bater de frente com caminhão carregado de sal no RN — Foto: Redes Sociais

Um carro bateu de frente com um caminhão carregado de sal na tarde desta quinta-feira (20) na BR-110, em Mossoró, Oeste potiguar. Um passageiro do veículo menor foi socorrido ao hospital em estado grave e morreu no final da tarde. O caminhoneiro não se feriu.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu próximo à comunidade rural de Piquiri, por volta das 13h. A PRF ainda não sabe o que provocou a batida.

Supervisor de futebol do ABC é assassinado a facadas dentro de carro na Zona Sul de Natal

Leonardo Antônio Medeiros Queiroz tinha 42 anos — Foto: Andrei Torres

G1/RN.

O supervisor de futebol do clube ABC foi encontrado morto na madrugada desta sexta-feira (21) na Vila de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. O corpo de Leonardo Antônio Medeiros Queiroz, de 42 anos, estava dentro do seu próprio carro, um Chevrolet Agile, com perfurações de facadas na região do pescoço.

Segundo a Polícia Militar, ainda não há pista de assassinos ou da motivação do crime.

O carro estava com as portas fechadas quando o corpo foi encontrado.

Polícia incinera mais de 80 quilos de drogas apreendidas em Mossoró e região

Policiais Civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) de Mossoró incineraram, nesta semana, mais de 80 quilos de drogas que foram apreendidas na cidade de Mossoró e região. Na ocasião, também estiveram presentes representantes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e da Vigilância Sanitária.

A ação, que é a terceira incineração realizada neste ano, resultou na destruição de entorpecentes apreendidos em 264 processos de inquéritos e Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), instaurados em sete delegacias do Rio Grande do Norte (Denarc, Divipoe, Delegacia de João Dias, Delegacia de Marcelino Vieira, Delegacia de Tenente Ananiais, Delegacia de Alexandria e Delegacia de Antônio Martins). No total, 84 quilos de entorpecentes foram incinerados.

Mototaxista e passageiro são perseguidos e mortos a tiros em cidade da Grande Natal

Moto em que a dupla estava ficou jogava no mato, na travessa onde aconteceu o crime — Foto: Redes Sociais

G1/RN

Dois homens foram assassinados a tiros na noite desta sexta-feira (14) em São José de Mipibu, cidade da Grande Natal. Segundo a Polícia Civil, os mortos foram Luciano Rodrigues de Melo, de 58 anos, que trabalhava como mototaxista, e o passageiro dele, identificado como Valmir Ferreira, de 27. Os criminosos fugiram.

Delegado da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Ernani Júnior revelou ao G1 que há informações de que o alvo dos criminosos seria apenas o passageiro, que já tem um histórico de passagem pela polícia, mas que o mototaxista acabou sendo morto também como ‘queima de arquivo’.

Ainda de acordo com o delegado, o duplo homicídio aconteceu por volta das 21h. O mototaxista transitava pela Travessa do Recreio, em uma região chamada de Quebra Fuzil, quando um carro se aproximou e os homens que estavam dentro do veículo começaram a atirar. Luciano e Valmir morreram na hora.

A Polícia Militar foi chamada e fez buscas pela região, mas nenhum suspeito foi encontrado.

Suspeito de assaltos é morto a tiros dentro de carro na Zona Leste de Natal

Corpo do suposto assaltante foi encontrado dentro de um Citroen, abandonado na Rua Dr Celso Ramalho, no bairro de Lagoa Seca — Foto: Redes Sociais

G1/RN.

Um jovem suspeito de assaltos foi encontrado morto na noite desta sexta-feira (14) dentro de um carro abandonado na Rua Dr Celso Ramalho, no bairro de Lagoa Seca, na Zona Leste de Natal. O morto ainda não foi identificado, mas aparenta ser adolescente. O carro, um Citroen branco, havia sido roubado no conjunto Potilândia, na Zona Sul da cidade.

Segundo a Polícia Civil, o caso foi registrado por volta das 19h, mas ainda não se sabe quem seguiu o suspeito e fez os disparos. Mais tarde, outros dois suspeitos foram presos, e apontados como membros de um mesmo grupo de assaltantes.

De acordo com o delegado Ernani Júnior, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os três teriam feito assaltos no conjunto Potilândia, na Zona Sul da cidade.

“As informações que temos até agora são essas. O trio teria feito assaltos em Potilândia e acabou sendo seguido por alguém. Em Lagoa Seca, houve os disparos contra o Citroen onde os assaltantes estavam e um deles acabou morto. Os comparsas conseguiram fugir naquele momento, mas depois acabaram presos pela Polícia Militar”, acrescentou.

Ainda segundo o delegado, os suspeitos presos foram identificados por vítimas dos assaltos ocorridos em Potilândia.

VIVALDO defende atendimento psicológico nos postos de saúde do Estado

O deputado Vivaldo Costa (PSD) voltou a alertar nesta quarta-feira (12), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, para a necessidade de contratação de psicólogos para compor as equipes multidisciplinares dos postos de Saúde do Rio Grande do Norte. De acordo com o parlamentar, os transtornos mentais têm atingido números alarmantes no país nos últimos anos.

“O Programa Saúde da Família é excelente, mas precisa ser ainda mais abrangente. Irei apresentar um projeto de lei nesta Casa assegurando a presença desses profissionais (psicólogos) nos postos de saúde do Estado”, disse Vivaldo.

De acordo com o parlamentar, é preciso que o governo do Estado valorize a assistência básica à saúde, “pois uma vez que os postos de saúde funcionam bem, as demandas nos hospitais tendem a diminuir”, defendeu Vivaldo fazendo um apelo à governadora Fátima Bezerra (PT) por “maior atenção” à Saúde Pública.

Também em pronunciamento, o deputado Ubaldo Fernandes (PTC) defendeu a regionalização do Sistema de Saúde do Estado. “Só teremos avanços quando o Governo descentralizar as ações e serviços”, pontuou.

Enrolation do governo Fátima

Por Gustavo Negreiros

A extinção do comitê de negociação salarial com os servidores e o anúncio da criação do forum de negociação com os fornecedores mostram que a estratégia do governo Fatima Bezerra é meramente empurrar os problemas com a barriga.

A extinção do forum dos servidores significa uma pá de terra no recebimento dos salários atrasados e reivindicações de aumentos. Já o anúncio da criação do fórum de negociação com os fornecedores – depois que o governo publicou o “decreto do calote” – implica em manter os empresários fornecendo os produtos e serviços sem a contrapartida dos pagamento, porém com a realização de intermináveis reuniões de “negociação”, sem solução efetiva. Enquanto isso, avolumam-se os problemas do RN em todas as áreas, inclusive na Segurança Pública com a greve da PM anunciada para segunda-feira. É o governo do compadrio com os sindicatos ganhando velocidade para espatifar o RN contra o muro da realidade.

CategoriasRN

Por proposição de Ubaldo, Assembleia homenageia maiores doadores de sangue do RN

Em razão do Dia Mundial do Doador de Sangue, a Assembleia Legislativa promoveu, nesta sexta-feira (14), uma Sessão Solene para homenagear os maiores doadores de sangue do Rio Grande do Norte. A proposição é do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PTC).

“Nós que fazemos parte desse poder reconhecemos e concedemos toda nossa gratidão aos homenageados nesta data. Doar sangue é um ato de solidariedade e de servir ao próximo. Precisamos estimular, com exemplos, o ato de doar sangue. Com um gesto simples e uma única doação, pode-se salvar até quatro vidas”, justifica o parlamentar. Segundo ele, o Ministério da Saúde (MS) trabalha para aumentar o número de doações, tanto que a idade mínima do doador foi reduzida de 18 para 16 anos, com autorização do responsável, e a máxima, subiu para 69 anos.

Número um em doações no mundo, Paulo Neris, foi um dos homenageados. Ubaldo afirma que a história de Paulo Neris serve de inspiração para futuros doadores. Ele começou a doar sangue aos 18 anos, por influência do pai. Paulo já realizou 288 doações, salvando sozinho 1.128 vidas.

“Aonde a gente vá, temos que contagiar as pessoas com a nossa causa. Somos heróis anônimos e a nossa missão é salvar vidas”, disse Paulo Neris, que também é presidente da Associação de Doadores de Sangue e Medula Óssea (Adosan).

Durante a Sessão Solene foi lançada a Cartilha do Doador, elaborada pela Associação dos Doadores de Sangue e Medula Óssea (Adosan), com orientações fáceis e didáticas para futuros doadores.

“Hoje sabemos que os estoques de sangue estão sempre críticos e que muitas pessoas só pensam em doar quando alguém próximo precisa. Então, esse tipo de homenagem e divulgação são muito importantes para toda a população”, argumenta o deputado.

Participaram da Sessão Solene o deputado estadual Hermano Morais (MDB), Breno Cabral, diretor do Centro de Ciências da saúde da UFRN, Marcia Maria Diógenes, representando o diretor do Hemonorte, Rodrigo Villar, Maria Zelia Fernandes, diretora do Hemovida, Paulo Neris, presidente da Associação de Doadores de Sangue e Medula Óssea (Adosan), Vereador Dinarte Torres, representando o presidente da Câmara Municipal de Natal, Ver Paulinho Freire.

Foram homenageados

Almir Cesar de Oliveira

Elenildo de Lima da Silva

Eleciana Silva de Aguiar Santos

Joás da Costa Lima

José Fabiano da Costa Lima

Leocádia Silva de Almeida

Liliana Lira Raposo

Paulo Luiz de Lima Neris

Paulo Ricardo Lima dos Santos

Walter de Paiva Barreto

CRISE NO GOVERNO FÁTIMA BEZERRA: Policiais Militares e Bombeiros realizam paralisação nesta segunda

AGORA RN.

Os policiais militares e bombeiros iniciam nesta segunda-feira, 17, paralisação das atividades. As categorias profissionais exigem recomposição das perdas salariais dos últimos cinco anos. Representantes das associações de praças e oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte apontam que o déficit é de 60,48%.

Na última sexta-feira, 14, o Governo do Estado propôs a criação de um Grupo de Trabalho para reestruturação de carreiras da Polícia Militar visando, em um processo gradual, corrigir distorções com relação a outras carreiras da área da Segurança Pública. No entanto, a medida não foi acatada pelas categorias profissionais.

Nesta segunda-feira, a partir das 8h, os policiais militares e bombeiros farão uma manifestação em frente à Governadoria do Estado.

O secretário Aldemir Freire pontuou que o Governo do Estado prioriza o pagamento da Polícia Militar e de todos os agentes de segurança pública do Rio Grande do Norte, quitando os salários integrais dentro do mês trabalhado e sempre na primeira data marcada pela equipe econômica.

“Estamos pagando a todos da segurança pública, ativos e inativos, em meados do mês. É um esforço grande para honrar o acordo, assim como para manter a Polícia na rua com o pagamento das diárias operacionais. São R$ 3 milhões por mês somente com diárias”, destacou o titular da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan).

CategoriasRN

Morre o Jornalista Allan Darlyson

Aqui é Aline irmã de Allan Darlyson.

Venho comunicar a todos os amigos que Allan descansou da sua luta.

Ele foi um grande guerreiro!

Aos amigos que quiserem se despedir, o velório será no Centro de Velório São José em seguida será levado para sua cidade de origem São João do Sabugi.

CategoriasRN

Polícia Civil prende mulher acusada de se passar por médica anestesista em Natal

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS

Policiais civis da (DEFD) prenderam, nessa quinta-feira (13), uma mulher que estaria se passando por uma médica anestesista. Ela foi presa quando comprava um celular IPhone, no shopping Midway, em Natal, utilizando um documento falso com o nome de outra pessoa.

Após a abordagem policial, ela se identificou como Francizana Rodrigues de Medeiros, porém não apresentou o documento de identidade. A mulher foi presa pela prática dos crimes de tentativa de estelionato e uso de documento falso.

A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.

Policiais e bombeiros do RN param as atividades nesta segunda-feira (17)

Em mais um encontro, o Governo do Estado não apresentou propostas concretas em relação à atualização do salário dos policiais e bombeiros militares do RN. A reunião aconteceu nesta sexta-feira (14) entre os representantes dos militares e os secretários de Planejamento e Finanças, e de Administração.

Dessa forma, a mobilização marcada para esta segunda-feira (17) está confirmada. No dia, os militares estaduais se apresentarão às 8h em frente à Governadoria.

De acordo com o subtenente Eliabe Marques, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN), “tentamos de todas as formas, porém o Governo continua resistindo com a alegação da crise fiscal, mas que só existe para alguns setores”, expõe.

O déficit salarial dos militares atualmente chega a 60,48% e a categoria não recebe ao menos a reposição inflacionária há cinco anos, argumenta o presidente. Além disto, os militares do RN possuem o pior salário inicial da Federação, na carreira policial, e, ainda, o pior salário entre as demais forças de segurança do RN.

Decisão em Assembleia

No dia 31 de maio, os militares estaduais deliberaram por unanimidade a interrupção das atividades a partir na segunda-feira (17). A decisão foi tomada em Assembleia Geral Unificada com a presença de praças e oficiais. A deliberação acompanhou o que foi aprovado em assembleias realizadas no interior do estado, com militares das regiões de Nova Cruz, Currais Novos, Caicó, Pau dos Ferros, Mossoró e Santa Cruz.

Com intermédio do MPRN, oito Municípios acertam parceria para realizar concurso público unificado

Canguaretama, Baía Formosa, Vila Flor, Lagoa Salgada, Brejinho, Vera Cruz, Monte Alegre e São José de Mipibu farão levantamentos do quantitativo de cargos necessários para contratação de servidores efetivos via concurso público. A medida foi acordada perante o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em reunião realizada com os representantes municipais e a Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern) para a realização de um concurso público unificado.

A reunião foi realizada no âmbito de inquéritos civis instaurados nas Promotorias de Justiça das comarcas de Canguaretama, Monte Alegre e São José de Mipibu, para apurar o excesso de contratos temporários pelas Prefeituras. Além disso, há a irregularidade na manutenção de muitos desses casos para cargos em áreas essenciais, como Saúde, Educação, Segurança e Assistência Social.

Para estes serviços essenciais, os cargos devem, por obediência à Constituição, ser ocupados por servidores efetivos aprovados em concurso público. No entanto, as unidades ministeriais constataram que os Municípios não realizam esse tipo de seleção há muitos anos.

Diante disso, surgiu a ideia da formalização de uma parceria entre as oito prefeituras e a Funcern. A proposta apresentada, e aprovada na reunião, é que se faça um concurso público unificado, no mesmo dia, para os Municípios em questão.

Não haverá qualquer custo para as Prefeituras, de modo que a Funcern assume a possibilidade de lucro ou prejuízo mediante o número de inscritos no certame. Assim, ficou acordado que até o dia 31 de julho, os Municípios deverão apresentar documentos com as seguintes informações: cargos, nomenclatura conforme a Lei Municipal; vencimentos; quantidade de vagas para o edital; requisitos mínimos para o cargo; carga horária semanal; atribuição de cada cargo; e se há lei municipal que isenta inscrição em concurso público.

A realização do concurso público não impedirá o MPRN de continuar averiguando a obediência dos Municípios ao Limite Prudencial com gastos relacionados a folha de pessoal.

Veja previsão do tempo no RN e clima para o fim de semana, 15 e 16 de junho

Natal deve sofrer com chuvas e tempo nublado no fim de semana — Foto: Leonardo Erys/G1

O fim de semana deve ser de chuva em muitos momentos no litoral do Rio Grande do Norte neste fim de semana. Em Natal, a previsão para o sábado (15) e o domingo (16) é de sol com nuvens, mas com períodos nublados e chuva a qualquer hora. A mínima de sábado é de 22ºC e a máxima de 28ºC. No dia seguinte, 23ºC e 28ºC.

Para São Miguel do Gostoso, que fica no litoral Norte do estado, a previsão é idêntica à da capital potiguar. O mesmo acontece no litoral Sul, na Praia de Pipa. Haverá períodos nublados com chuva a qualquer hora.

No interior, o sol deve aparecer mais. Em Mossoró, principal cidade da Região Oeste, a previsão aponta que será um dia de sol, sem chuvas no sábado. A mínima é de 23ºC e a máxima de 35ºC. No domingo, a manhã deve ser de sol, mas há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite, com mínima de 23ºC e máxima de 34ºC.

Quem deve ter um fim de semana completamente livre das chuvas é o município de Caicó, no Seridó. A previsão para os dois dias é de sol e sem chuvas. No sábado, a mínima é de 25ºC e a máxima de 35ºC. No domingo, 24ºC e 35ºC.

Outras duas cidades que também vão viver um sábado e um domingo de muito sol são Currais Novos e Pau dos Ferros. Não há previsão de chuvas para ambas. Em Currais Novos, a mínima é de 23ºC no sábado e a máxima de 33ºC. No domingo, 22ºC e 33ºC. Em Pau dos Ferros, o sábado terá mínima de 23ºC e máxima de 36ºC e o domingo 24ºC e 36ºC.

As informações meteorológicas são fornecidas pelo Climatempo.

CategoriasRN

Manifestantes fazem ato em Natal e Mossoró contra Reforma da Previdência e cortes na educação

NATAL, 16h30: manifestantes caminharam pela Avenida Salgado Filho — Foto: Pedro Vitorino

Estudantes, professores e trabalhadores fizeram manifestações em Natal e Mossoró nesta sexta-feira (14), contra o corte no orçamento das instituições públicas de ensino superior e também a Reforma da Previdência.

A concentração do ato na capital começou por volta das 15h no cruzamento ente as avenidas Bernardo Vieira e Senador Salgado Filho, na Zona Leste. Com faixas e cartazes, os estudantes e trabalhadores saíram em caminhada pela Avenida Senador Salgado Filho, em direção à região Sul da cidade.

A BR-101 foi interditada no sentido Natal/Parnamirim para a passagem dos manifestantes que seguiam em direção à Praça de Mirassol, onde foi finalizado o protesto. Logo depois a via foi liberada.

Em Mossoró, a concentração aconteceu na Praça da Igreja São Manoel. Em seguida, as pessoas seguiram pela Avenida Presidente Dutra, em direção ao Centro.

MOSSORÓ, 17h: manifestantes seguiram pela Avenida Presidente Dutra, em direção ao Centro. — Foto: Ivanúcia Lopes/ Inter TV Costa Branca

MPRN requer que atos administrativos para fechamento do Hospital Ruy Pereira sejam suspensos

Durante audiência judicial realizada na manhã desta sexta-feira (7), na 2ª vara da Fazenda Pública de Natal, a Justiça potiguar deferiu o pedido formulado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para inserir ao processo uma petição para que, em caráter de urgência, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) suspenda a produção de novos atos administrativos que tenham a finalidade de fechar a Unidade Hospitalar Ruy Pereira, que é referência estadual ao atendimento vascular-cirúrgico do Sistema Único de Saúde (SUS).

Antes de apreciar de fato o pedido do MPRN, o juiz estabeleceu o prazo de três dias úteis para que o Governo do Estado apresente informações quanto ao funcionamento ou desativação do Hospital Ruy Pereira. Esses elementos serão analisados pelo Juízo para fundamentar a decisão quanto à suspensão dos atos administrativos ou do processo que se encontra em curso.

Segundo o MPRN, não existe na rede hospitalar estadual outra unidade com capacidade instalada para receber a alta demanda de pacientes hoje referenciada para esse tipo de cuidado no RN.

Após assalto, motorista de aplicativo é levado para duna e amarrado em árvore na Grande Natal; ‘só pensava no meu filho’

Motorista teve os pulsos amarrados com abraçadeiras de plástico, mais conhecidas como enforca-gato — Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução

G1/RN.

Um motorista de aplicativo passou por maus momentos na noite desta sexta-feira (8) na Grande Natal. Após receber um chamado para ir pegar um passageiro em Parnamirim, ele acabou refém de quatro criminosos, que o levaram para uma região de dunas em Nísia Floresta. Lá, sob a mira de armas e ameaças, teve as mãos presas às costas e foi largado amarrado no tronco de uma árvore.

Para prender o motorista, os assaltantes usaram abraçadeiras de plástico, mais conhecidas como enforca-gato.

A vítima contou que teve o carro, o aparelho celular e dinheiro levados pelos bandidos. “Só pensava no meu filho, só pensava no meu filho”, disse o motorista, ainda apavorado, ao prestar queixa do roubo na Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal.

MPRN apura disponibilidade de equipes multiprofissionais nas Varas da Infância e Juventude

O Ministério Público do Rio Grande do Norte instaurou dois inquéritos civis para apurar a regularidade da composição da equipe técnica multidisciplinar da Vara da Infância e Juventude nas comarcas de Parnamirim e Mossoró. A meta do MPRN é que sejam tomadas as medidas necessárias para sanar os casos de omissão em relação a essa obrigação preconizada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) quanto à manutenção de profissionais aptos a darem suporte em questões técnicas nos processos relacionados a crianças e adolescentes.

Os inquéritos são de autoria da 2ª Promotoria de Justiça de Parnamirim e da 12ª Promotoria de Justiça de Mossoró e foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (6). As unidades ministeriais irão averiguar se as Varas da Infância e Juventude das duas comarcas dispõem de equipe multidisciplinar exclusiva e devidamente composta por servidores concursados para os cargos de assistente social e psicólogo do quadro de pessoal do Tribunal de Justiça deste Estado.

A preocupação do MPRN em relação ao assunto aumentou depois que o Poder Judiciário publicou, em dezembro de 2018, a nova Lei de Organização Judiciária, em que fica a critério do Judiciário a contratação dessas equipes técnicas. Contudo, há 29 anos, o ECA estabelece que “cabe ao Poder Judiciário, na elaboração de sua proposta orçamentária, prever recursos para manutenção de equipe interprofissional, destinada a assessorar a Justiça da Infância e da Juventude”.

O Conselho Nacional de Justiça também determina a existência desses profissionais nas varas com competências exclusivas em matéria de infância e juventude. Ao mesmo tempo, também deve ser elaborado projeto de implementação progressiva dessas equipes em cada uma das demais varas com atribuição cumulativa na infância e juventude ou ao menos de criação de núcleos multidisciplinares regionais efetivos ou solução similar.

As equipes têm como atribuição fornecer elementos por escrito ou verbalmente (quando em audiência), desenvolvendo trabalhos de aconselhamento, orientação, encaminhamento e prevenção junto à autoridade judiciária. Isso quer dizer que os profissionais assessoram os magistrados com laudos e pareceres em suas decisões; aconselham e orientar os jurisdicionados; preparam e orientar crianças e adolescentes para adoção ou reintegração familiar; acompanham com a rede de proteção as famílias cujo poder familiar está sendo discutido na justiça; preparam os casais pretendentes à adoção, para diminuir o risco de devolução de crianças e adolescentes em processo adotivo; verificam existência de eventuais situações de risco e violação de direitos envolvendo a infância e juventude e sugerem a aplicação de medidas judiciais de proteção; entre outras atuações.

CategoriasRN

Coronel Azevedo propõe título de cidadão norte-rio-grandense para Bolsonaro

O deputado estadual Coronel Azevedo (PSL) protocolou na Assembleia Legislativa um projeto de resolução para conceder título de cidadão norte-rio-grandense para o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). Na sessão ordinária desta quarta-feira (5), o deputado justificou o pedido citando ações do presidente que beneficiam o Estado.

“O Rio Grande do Norte será priorizado pelo Governo Federal, que anunciou a instalação no nosso Estado de uma escola militar. Através da Petrobras, o Rio Grande do Norte receberá investimentos de R$2,6 bilhões”, ressaltou o deputado, que leu em plenário um histórico sobre o presidente.

De acordo com o artigo 330 do Regimento Interno, a concessão de títulos e honrarias pessoais depende de projeto de resolução assinado por um terço dos deputados e aprovado por dois terços deles. A tramitação do projeto, conforme o regimento, é realizada em caráter secreto.

CategoriasRN

Durante sabatina, Tomba Farias diz ao secretário Cipriano Maia que “está perdendo a esperança” que apareça um governador para resolver o problema da saúde do RN

Durante sabatina do secretário estadual de Saúde Pública, médico Cipriano Maia, na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) fez duras críticas com relação ao cenário caótico da saúde pública estadual. O parlamentar destacou que, por conta da ineficiência do serviço público de saúde, os parlamentares estão fazendo um papel que não é da responsabilidade deles, atendendo demandas de pacientes nas mais variadas especialidades da medicina. “Estou perdendo a esperança de que algum dia apareça no Rio Grande do Norte um filho de Deus, governador do Rio Grande do Norte, que diga eu vou pelo menos melhorar a saúde do estado”, criticou.

Tomba explicou que diariamente se depara com pessoas que, por não receberem atendimento médico adequado por parte do estado, terminam procurando os deputados para resolver questões de saúde. O parlamentar revela que na semana passada um paciente da cidade de Santa Cruz quebrou o braço e passou oito dias no corredor do hospital Walfredo Gurgel. “Só saiu de lá porque mandei fazer a cirurgia”, disse o deputado, acrescentando que nesta terça-feira, dia 04, desembolsou a quantia de R$ 3.200, 00 para custear exames de três pessoas com câncer.

Destacando que os deputados estão empenhados em ajudar a buscar uma solução para a crise da saúde, Tomba Farias propôs a realização de uma reunião entre os 24 parlamentares e a governadora Fátima Bezerra, para que se veja a forma de garantir mais recursos para que a Secretaria de Saúde possa “dar um alento” na situação.

Na reunião da Comissão de Saúde, o parlamentar também alertou para atual situação que os pacientes estão vivenciando nos hospitais do Rio Grande do Norte. “Essa é uma foto de uma paciente que eu recebi que já perdeu o dedo, essa perna já tá praticamente perdida; e ela foi ao hospital Ruy Pereira e examinaram ela e mandaram para casa por que não tinha como ficar lá, nem tinha como fazer amputação lá, essa pessoa tá em casa na cidade de Pedro Velho. Não se tem a condição de fazer a amputação, mandaram para casa; isso aí me preocupou muito, não estou aqui querendo concertar as coisas, o problema da saúde é uma coisa muito grave”, alertou.

O deputado também relatou o atual quadro em que os pacientes da saúde estadual estão enfrentando para realizar o exame de cateterismo. “Sobre o problema do cateterismo, eu não vou ficar procurando o secretário a vida toda para ficar pedindo as coisas. Eu estou com um paciente que tá na fila e não consigo fazer, mandei para Currais Novos, o paciente fez a consulta particular e vou tentar operar ele lá, estou aqui apenas dando exemplo de como tá funcionando as coisas”, questionou.