Prefeito de Currais Novos decreta calamidade devido à covid-19 pela 2ª vez

O prefeito de Currais Novos, Odon Júnior (PT), decretou novamente, nesta sexta-feira (15), calamidade e emergência no município devido à covid-19. No momento, o Seridó tem a maior taxa de ocupação de leitos para casos de infecção pelo novo coronavírus no Rio Grande do Norte: 88,6%, de acordo com dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais-UFRN).

Empresário de Caicó-RN inaugura praça com nome de Jair Bolsonaro

Fã do presidente Jair Bolsonaro, o empresário Tarcísio Melo, mais conhecido por Vaca Velha, inaugurou uma praça ao lado do seu hotel em Caicó, no interior do Rio Grande do Norte, com o nome do presidente Jair Bolsonaro.

A Praça arborizada tem uma foto do empresário com Bolsonaro e está nas cores da bandeira do Brasil.

A Presidência da República já rendeu agradecimentos ao empresário.

A informação é do jornalista Heitor Gregório.

Fonte: Portal Grande Ponto

Covid-19: Prefeitura de Caicó suspende autorizações para novos shows e eventos, aumenta fiscalização e avalia medidas ‘mais rígidas’

Do G1/RN.

Um decreto publicado pela Prefeitura de Caicó, no Seridó potiguar, nesta quinta-feira (3), estabelece “medidas de contenção ao avanço da pandemia” e recomenda a suspensão de shows e eventos de grande porte na cidade, que já tinham sido autorizados, por causa do aumento de casos da covid-19 no município. No documento, o município também suspende a análise de autorização para grandes eventos, determina aumento da fiscalização e uma data para uma reunião em que poderá analisar medidas ‘mais rígidas’ de controle à pandemia.

No documento, o município recomenda a “não realização e/ou não organização” de shows artísticos e eventos de grande porte, que já tinham sido autorizados pela prefeitura e foram agendados antes da publicação do decreto. Os eventos não foram proibidos, mas a capacidade dos locais deve ser reduzida em 50%.

“Em caso de não seguimento da presente recomendação, optando pela realização do evento, o responsável deve seguir fielmente o protocolo endereçado e aprovado pela Municipalidade, sendo obrigatório, no entanto, que a capacidade de pessoas no local do evento seja reduzida em 50% do que o espaço comporta, a ser observada através do alvará ou outro documento autorizador expedido pelo Corpo de Bombeiros”, diz o decreto.

Ainda de acordo com o documento, os responsáveis pelo evento estarão sujeitos a “intensa fiscalização” por parte da Vigilância Sanitária e Policia Militar, que poderão ordenar suspensão momentânea enquanto as normas estabelecidas no protocolo aprovado não forem cumpridas.

Também foi convocada para a próxima terça-feira (8) uma reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus do Município de Caicó/RN. Até lá, a prefeitura informou que não vai apreciar novos requerimentos e autorizações para realização de shows e eventos de grande porte.

Segundo o município, serão avaliados os indicadores correspondentes à primeira semana do mês esta semana e analisada a “necessidade de adoção de medidas mais rígidas ao combate e prevenção do vírus”.

Bares e restaurantes

Os bares, restaurantes da cidade poderão manter suas atividades comerciais, desde que respeitadas as exigências como espaçamento de 2 metros entre as mesas, máximo de 4 pessoas por mesa; ou de 6 pessoas a cada conjunto de duas mesas. A quantidade só pode aumentar se houver pessoas do mesmo núcleo familiar.

“O Município de Caicó/RN atuará com todos os meios possíveis e necessários para fiscalizar os referidos espaços, podendo inclusive solicitar reforço policial para ordenar a suspensão momentânea daquela atividade até que o espaço respeite às normas elencadas”, destaca o documento.

Acidente na RN-086 entre as cidades de Parelhas e Equador/RN deixa um óbito e quatro feridos

Do Blog Marcos Dantas.

Um grave acidente foi registrado na tarde deste domingo (29) na RN-086 entre as cidades de Parelhas e Equador. De acordo com informações dois veículos se chocaram e se incendiaram. Pelo menos cinco pessoas viajavam nos dois carros. Um morreu carbonizado no local e quatro (3 mulheres 1 homem) foram encaminhados com vida para o Hospital de Equador.

Devido aos graves ferimentos as vítimas foram conduzidas para o Hospital de Junco do Seridó, na Paraíba e consequentemente seriam encaminhados para um Hospital em Campina Grande.

As primeiras informações dao conta de que as vítimas seriam de Junco do Seridó.

Ezequiel participa da maior carreata da história de Parelhas (RN), ao lado de Dr. Tiago

A candidatura de Dr. Tiago Almeida (PSDB) rumo à Prefeitura de Parelhas (RN) ganha cada vez mais força. Neste domingo (08), quem esteve no município para fortalecer ainda mais o projeto foi o presidente do PSDB no Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira. Foi a maior mobilização desta campanha em Parelhas.

“Dr. Tiago tem a confiança do povo de Parelhas, porque é um médico com muitos serviços prestados a este município. Na Prefeitura, terá à sua total disposição o nosso mandato para juntos buscarmos melhorias para a população parelhense”, disse Ezequiel.

Dr. Tiago é líder de intenção de votos nas pesquisas divulgadas até agora. Segundo o Instituto AgoraSei, o candidato teria 45% dos votos válidos contra 33,3% de Alexandre Petronilo, uma diferença superior a 11 pontos.Pesquisa foi registrada no TRE-RN sob número RN-02800/2020 com margem de erro de 4.8 pontos percentuais.

Na região do Seridó potiguar, Ezequiel tem atuado junto ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, a favor da conclusão da barragem de Oiticica e da recuperação da barragem das Traíras. Além disso, também trabalha a favor do Projeto Seridó, que garantirá água para a região.

Currais Novos/RN: estátua do Mons. Paulo Herôncio é fixada em praça que está sendo reconstruída

Foi instalada em Currais Novos, nesta segunda-feira (28), a estátua do Monsenhor Paulo Herôncio em lugar de destaque na Praça que leva o nome do sacerdote. As obras seguem em processo avançado e deverá ser entregue nos próximos meses a comunidade. A reforma e ampliação da Praça é um presente do empresário Sérgio Dantas, seguidor e admirador da obra do Monsenhor que foi vigário de Currais Novos por 26 anos.

A escultura foi produzida pelo artista plástico Ezequiel Quinino e mede 1,80m, pesa 280 quilos e impressiona pelos detalhes da fisionomia de serenidade do monsenhor. A estátua também mostra o detalhe físico do religioso, que usava calçado adaptado para compensar a diferença de altura em uma das pernas.

Há oito anos o artista Ezequiel Quinino se dedica exclusivamente a arte, principalmente as esculturas em cimento. Originário de São João do Sabugi, o artista mora atualmente na comunidade São Luís, na zona rural de Currais Novos.

Praça Monsenhor Paulo Herôncio

O projeto de reforma da praça é assinado pela arquiteta curraisnovense Daniela Othon e executado pela Construtora Sol. A proposta é inspirada nos elementos da igreja, como a hóstia consagrada e o ostensório, além do barrete – tipo de chapéu que Monsenhor Paulo Herôncio usava nas caminhadas. A praça, que será inaugurada em janeiro de 2021, fica em frente ao Abrigo de Idosos e terá uma capela mariana aberta, além do busto e a estátua do religioso.

Convenção homologa pré-candidatura de Ivanildinho para prefeito de Timbaúba dos Batistas

Em convenção realizada na Casa de Cultura foi homologada a chapa majoritária que disputará à Prefeitura de Timbaúba dos Batistas, com Ivanildo Filho (PL) e Welligton Cruz (PSD). O evento respeitou todas as medidas de higiene sanitária preconizadas pela Organização Mundial de Saúde, para evitar a COVID-19.

O evento contou com a presença de filiados, pré-candidatos a vereador, lideranças, dentre outros convidados. A população acompanhou de casa a live apresentativa dos pré-candidatos e o sentimento de ” liberdade” tomou conta de vários lares do município, que enviaram fotos através do whatsApp, que foram repostadas durante a transmissão.

A convenção foi aberta pelo presidente do diretório local do PL, José Nazareno Batista (Deda) que falou da união de todos em torno de um sentimento de mudança que toma conta da população que não aguenta mais tamanha centralização de poder, sem esquecer das promessas não cumpridas.

Outras lideranças políticas também fizeram o uso da palavra e enalteceram o desejo de todos por dias melhores e uma Timbaúba, mais unida, e com desenvolvimento. Aproveitaram também para conclamarem as famílias do município que façam um exame de consciência e deixem o partidarismo de lado; mostrando que o momento é de analisar a experiência, vontade de trabalhar e colocar nos rumos da gestão alguém que possa recolocar o município nos patamares do desenvolvimento.

Em discurso emocionado, Ivanildinho agradeceu os valores repassados pelos seus pais para a sua formação como homem de bem e que sabe da importância de estar à frente de uma gestão que deve escutar o povo. Aproveitou também para externar a união de várias famílias do município, por entenderem que tudo está estagnado há mais de 8 anos. Sobre suas metas e planejamentos, ele elencou vários pontos que precisam ser revitalizados para a cidade que é conhecida nacionalmente pelo seu bordado e principalmente pelo seu povo de bem que está cansado de tantas promessas.

ELEIÇÕES 2020: PSDB e PL fazem convenções e oficializam Galo e Loba em Florânia (RN)

Hoje, sábado (05), será a divulgação o nome do pré-candidato a vice-prefeito, que comporá chapa com o médico Tiago Almeida, pré-candidato a Prefeito de Parelhas (RN). O anúncio será em suas redes sociais às 19h.

A convenção partidária para homologar os nomes se realizará no próximo domingo(13) em Parelhas, no mesmo momento e espaço acontecerá a convenção dos partidos: Republicano, DEM, PP, PSB e PSD, onde será oficializada a nominata de candidatos a vereadores.

O ato partidário acontecerá na Câmara Municipal, sendo restrito aos convencionais em virtude das restrições da pandemia. Todo evento será transmitido ao vivo pela página do Facebook de Dr. Tiago Almeida.

Prefeito Serginho lidera pesquisa eleitoral em Serra Negra do Norte

Agora RN.

O prefeito de Serra Negra do Norte, Sérgio Fernandes de Medeiros (PSDB), é o preferido pelo eleitorado serra-negrense-do-norte e seria mantido no posto caso a eleição para a prefeitura municipal fosse hoje. Este é o resultado da primeira pesquisa de intenção de votos realizada pela Exatus Consultoria e Pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (03), a pedido do jornal Agora RN.

Segundo os dados da pesquisa estimulada, com a apresentação de dois possíveis candidatos, os números apontam para liderança do prefeito Sérgio Fernandes Medeiros, o Serginho Fernandes, com 53,3% das intenções de voto. Em segundo lugar, de acordo com a pesquisa, está o agrônomo Acácio Brito (PT), que tem 26,3% da preferência.

Além disso, ainda de acordo o levantamento, os dados mostram que 11,4% do eleitorado ainda não sabe em quem vai votar ou não respondeu ao questionamento. Outros 7,7% responderam “ninguém, branco ou nulo”.

Nos votos válidos, o prefeito Sérgio Fernandes tem 67,1% das intenções do eleitorado de Serra Negra do Norte. Já Acácio Brito tem 32,9% dos votos válidos. Para a contagem dos votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

A pesquisa foi feita pela Exatus Consultoria e Pesquisa, nos dias 25 e 26 de julho de 2020. O levantamento ouviu 350 pessoas, conforme a proporção do eleitorado por zona administrativa (64,3% urbana e 35,7% rural), bairro de moradia, sexo (52,1% feminino e 47,9% masculino), além das questões relacionadas com faixa etária, escolaridade e renda familiar.

Para o tamanho amostral determinado, os resultados serão avaliados sob um erro amostral de 4,5% para mais ou para menos, ao nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo RN-03358/2020.

COVID-19: (TANGARÁ/RN) Dois pacientes recebem alta no Hospital Regional do Seridó, em Caicó

Mais dois pacientes confirmados COVID-19 tiveram alta hospitalar nesta sexta-feira (12)do Hospital Regional do Seridó, em Caicó (RN).

Trata-se de:

Uma mulher, 53 anos,internada desde 09/06/20,residente em Tangará-RN.

Uma mulher, 54 anos,internada desde 04/06/20,residente em Mossoró-RN.

Ambas ficarão em isolamento domiciliar monitoradas pela secretaria municipal de saúde.

Prefeitura de Currais Novos confirma o registro do primeiro óbito com Covid-19

A Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Setor de Vigilância Epidemiológica, confirma o registro do primeiro óbito de um currais-novense com Covid-19.

O Paciente, do sexo masculino, tinha 72 anos e estava internado em Caicó, no Hospital Regional do Seridó, desde o último dia 09 de maio, vindo a óbito na noite de hoje (21). O paciente apresentava quadro de leucemia o que veio a ser agravado em virtude da infecção pelo novo Coronavírus.

A Prefeitura de Currais Novos lamenta profundamente e externa as condolências a família da vítima.

Caminhão tomba na BR-226 entre Campo Redondo e Currais Novos

Por JS Blogueiro.

Um acidente foi registrado nas primeiras horas desta terça-feira, 12 de Maio, de 2020 na BR-226, mais precisamente na comunidade Serra Branca, no município de Campo Redondo-RN.

Segundo informações, a que ia sentido Santa Cruz-RN tombou após o motorista perder o controle do veículo. Ainda segundo informações, o motorista sofreu apenas algumas escoriações, e não precisou ir para o Hospital.

“Não lembro como foi o acidente, não sei se pulei ou fui jogado para fora da cabine da carreta, foi tudo muito rápido”, teria relatado o motorista a populares que estavam no local após o acidente.

Justiça promove ação ambiental com crianças de Currais Novos em uma das 7 maravilhas do RN

No dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o “Vem Passarinhar no Geoparque Seridó” projeto financiado pelas penas pecuniárias, da 1° Vara de Currais Novos, proporcionou a crianças da região a oportunidade de conhecer os Cânions Apertados, formação geológica no leito do rio Picuí, na Serra Timbaúba, área rural de Currais Novos. Elas puderam observar aves, vegetação nativa e fazer caminhadas na localidade, área de preservação ambiental do Seridó potiguar. A formação, distante 10 quilômetros da área urbana da cidade seridoense, é considerada uma das 7 Maravilhas do Rio Grande do Norte, após concurso realizado pelo extinto “Diário de Natal”, no ano de 2007, em votação popular.

Segundo o juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, “o projeto das penas pecuniárias tem como objetivo fazer com a que a sociedade tenha conhecimento de que as penas não são somente as privativas de liberdade. Em alguns crimes, como, por exemplo, crimes ambientais, o autor pode pagar uma determinada quantia e essa quantia é utilizada em projetos que visam principalmente à prevenção de outros delitos”.

Durante a ação, o Geoparque recebeu uma placa contendo os nomes das espécies de pássaros encontradas no ecossistema, ou já registradas na região. O evento foi uma iniciativa dos projetos “Geoparque Seridó” e “Vem passarinhar” (da Associação Amigos do Seridó).

“Neste intento, o projeto leva crianças para o Geoparque Seridó, para que elas possam conhecer e refletir acerca da importância do meio ambiente para nossa vida e de que nós estamos inseridos nesse ambiente. Nós teremos uma geração, em formação, com a consciência dessa importância”, acrescenta Marcus Vinícius.

Francisco do PT solicita corpo de bombeiros para Currais Novos

O deputado Francisco do PT solicitou ao Governo do Estado a implantação de unidade do Corpo de Bombeiros Militar para o município de Currais Novos. O parlamentar justifica que essa é a principal cidade da região do Seridó, tendo sua população estimada em 44.887 habitantes, sendo o nono maior do Estado. Dessa forma, funciona como uma cidade polo para a região.

“Diante dessa condição, é fundamental o funcionamento de uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar, sediada no município, com as condições necessárias para realizar seu trabalho”, disse Francisco.

De acordo com o pleito, a unidade é necessária para a garantia de serviços de segurança no município e região, de forma que possa atender a população em casos de incêndio e acidentes, sem necessidade do deslocamento de veículos e pessoal de outra região do Estado.

Rogério Marinho recebe apoio dos prefeitos de Serra Negra do Norte e Tenente Laurentino Cruz

A candidatura à reeleição do deputado federal Rogério Marinho (PSDB) segue conquistando apoios e ganhando ainda mais musculatura eleitoral. Nesta sexta-feira (14) foi a vez dos prefeitos de Serra Negra do Norte, Serginho Fernandes (PSDB), e de Tenente Laurentino Cruz, Sueleide Araújo (PSDB), anunciarem que votarão no parlamentar para renovar o mandato para a Câmara dos Deputados. Com eles, também vem o reforço de um grande grupo político nas duas cidades seridoenses.

“Nunca houve um deputado, na história de Serra Negra do Norte, que em dois anos destinou quase R$ 3 milhões em emendas para este município. O deputado Rogério Marinho é o campeão de emendas para a nossa cidade e já entrou para a história de Serra Negra”, disse Serginho Fernandes, em evento que contou com a presença ainda de vereadores, ex-prefeitos e lideranças da região.

Já em Tenente Laurentino Cruz, a prefeita Sueleide agradeceu ao empenho de Rogério em contribuir para a administração municipal. A gestora relembrou que, após assumir o cargo no início de 2017, o parlamentar foi pessoalmente conhecer a realidade “caótica” das finanças da cidade. “E desde aquele primeiro mês de gestão tem sido um verdadeiro pai para esta prefeita, sempre orientando, ajudando e disposto a fazer Tenente Laurentino voltar a crescer”, disse.

Rogério Marinho agradeceu ao reconhecimento dos prefeitos e disse que pretende manter a parceria com as Prefeituras para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população. “Nosso mandato sempre esteve de portas totalmente abertas para Serra Negra do Norte e Tenente Laurentino, assim como todos os demais municípios do RN. O nosso trabalho sempre foi voltado para ajudar os municípios potiguares e é muito gratificante perceber que todo o esforço tem dado resultado a favor da população”, disse o deputado.

Antes de cumprir agenda no Seridó, o deputado Rogério Marinho acompanhou a visita do candidato a presidente da República, Geraldo Alckmin (PSDB), em Natal. Na capital potiguar, o presidenciável conheceu a Liga Norte-riograndense Contra o Câncer e depois a Guararapes, em Extremoz.

Neste sábado (15), Rogério Marinho segue com agenda de campanha. O parlamentar participa de reuniões e comícios em Natal, Baía Formosa, Canguaretama, Parnamirim e Espírito Santo. Neste domingo (16), a campanha do tucano tem compromissos em São Miguel do Gostoso e Macaíba.

Currais Novos e Tenente Laurentino recebem Ezequiel com grandes carreatas

Nesta sexta-feira (14) depois de cumprir agenda em Natal, ao lado do candidato a presidente da República, Geraldo Alckmin (PSDB), o deputado Ezequiel Ferreira participou de mobilizações nas cidades de Currais Novos e Tenente Laurentino, na região Seridó do Estado. O senador Geraldo Melo e o deputado federal Rogério Marinho também participaram das mobilizações.

“Um grande encontro de amigos. Só tenho gratidão e agradecer a cada um dos correligionários que promoveram este ato de estímulo e apoio a minha candidatura de deputado estadual”, salientou Ezequiel ao agradece em público a equipe que organizou a mobilização; João Neto (vereador e presidente da Câmara), vereadoras Zefinha Moura e Celinha, o vereador Wilton da Pax, a ex-vereadora Dadá, ex-vereador Marinaldo Francisco, Milena Galvão Ferreira de Souza, ex-vice-prefeita e Vilton Cunha, ex-prefeito.

De Currais Novos Ezequiel Ferreira foi recebido em Tenente Laurentino e outra grande carreata percorreu as principais ruas da cidade. “Mais uma vez me surpreendi com o carinho e apreço nas ruas de Tenente Laurentino”, disse Ezequiel ao externar ao organizadores da mobilização o seu reconhecimento pelo empenho de todos.

Em Tenente Laurentino estão na caminhada com Ezequiel a prefeita Sueleide, Paula (vereadora), os vereadores Tomaizinho e Auricélio, os suplentes de vereadores Bico de Ouro, João do Sindicato e Titio e as lideranças Netinho Laurentino e Gildenir.

O deputado aproveitou o encontro para fazer uma prestação de contas das suas ações parlamentares na atual legislatura que concretamente já estão contribuindo para impulsionar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida do município e da região, como vem fazendo nos municípios de todas as regiões do Estado que estão sendo visitadas nesta campanha pela reeleição. Com destaque para ações nas área de saúde (equipamento, ambulância e custeio para hospital regional), segurança púbica (viaturas e reforço de equipes policiais), convivência com a seca (barragens submersas, poços tubulares, operação Vertente II) e infraestrutura (recuperação de estradas, reforma de escolas e saneamento básico).

Vivaldo Costa é recebido no Seridó em Equador e Tangará no Trairi

O deputado Vivaldo Costa esteve neste sábado (8) nas regiões Seridó e Trairi, cumprindo agenda política. No final da tarde o Papa Jerimum foi recebido na cidade de Equador, pelo ex-vereador Cletson, que foi candidato a prefeito nas últimas eleições. Vivado circulou em carro aberto fazendo comícios relâmpagos nos bairros da cidade.

A noite o professor Cletson, vereadores Fábio Bulcão e Marquinhos, ao lado das lideranças Josa Nunes, Oseilton, Naldo de Guariba, Murica, Lucas de Pepeta, Aluízio, Flávio, Bita, Damiana, Welson, Caju, Dimas e Rosenilda da COHAB realizaram uma palestra onde apresentaram a importância de renovar o mandato de Vivaldo Costa na assembleia legislativa.

No Trairi uma grande movimentação aguardava o deputado Vivaldo no município de Tangará. Os ex-prefeitos Gija e Alcimar ao lado de vereadores, lideranças e centenas de pessoas aguardavam a chegada do Papa Jerimum. Recebendo o carinho dos presentes, Vivaldo conversou e falou da amizade e estima que tem ao povo tangaraense.