Justiça promove ação ambiental com crianças de Currais Novos em uma das 7 maravilhas do RN

No dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o “Vem Passarinhar no Geoparque Seridó” projeto financiado pelas penas pecuniárias, da 1° Vara de Currais Novos, proporcionou a crianças da região a oportunidade de conhecer os Cânions Apertados, formação geológica no leito do rio Picuí, na Serra Timbaúba, área rural de Currais Novos. Elas puderam observar aves, vegetação nativa e fazer caminhadas na localidade, área de preservação ambiental do Seridó potiguar. A formação, distante 10 quilômetros da área urbana da cidade seridoense, é considerada uma das 7 Maravilhas do Rio Grande do Norte, após concurso realizado pelo extinto “Diário de Natal”, no ano de 2007, em votação popular.

Segundo o juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, “o projeto das penas pecuniárias tem como objetivo fazer com a que a sociedade tenha conhecimento de que as penas não são somente as privativas de liberdade. Em alguns crimes, como, por exemplo, crimes ambientais, o autor pode pagar uma determinada quantia e essa quantia é utilizada em projetos que visam principalmente à prevenção de outros delitos”.

Durante a ação, o Geoparque recebeu uma placa contendo os nomes das espécies de pássaros encontradas no ecossistema, ou já registradas na região. O evento foi uma iniciativa dos projetos “Geoparque Seridó” e “Vem passarinhar” (da Associação Amigos do Seridó).

“Neste intento, o projeto leva crianças para o Geoparque Seridó, para que elas possam conhecer e refletir acerca da importância do meio ambiente para nossa vida e de que nós estamos inseridos nesse ambiente. Nós teremos uma geração, em formação, com a consciência dessa importância”, acrescenta Marcus Vinícius.

Francisco do PT solicita corpo de bombeiros para Currais Novos

O deputado Francisco do PT solicitou ao Governo do Estado a implantação de unidade do Corpo de Bombeiros Militar para o município de Currais Novos. O parlamentar justifica que essa é a principal cidade da região do Seridó, tendo sua população estimada em 44.887 habitantes, sendo o nono maior do Estado. Dessa forma, funciona como uma cidade polo para a região.

“Diante dessa condição, é fundamental o funcionamento de uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar, sediada no município, com as condições necessárias para realizar seu trabalho”, disse Francisco.

De acordo com o pleito, a unidade é necessária para a garantia de serviços de segurança no município e região, de forma que possa atender a população em casos de incêndio e acidentes, sem necessidade do deslocamento de veículos e pessoal de outra região do Estado.

Rogério Marinho recebe apoio dos prefeitos de Serra Negra do Norte e Tenente Laurentino Cruz

A candidatura à reeleição do deputado federal Rogério Marinho (PSDB) segue conquistando apoios e ganhando ainda mais musculatura eleitoral. Nesta sexta-feira (14) foi a vez dos prefeitos de Serra Negra do Norte, Serginho Fernandes (PSDB), e de Tenente Laurentino Cruz, Sueleide Araújo (PSDB), anunciarem que votarão no parlamentar para renovar o mandato para a Câmara dos Deputados. Com eles, também vem o reforço de um grande grupo político nas duas cidades seridoenses.

“Nunca houve um deputado, na história de Serra Negra do Norte, que em dois anos destinou quase R$ 3 milhões em emendas para este município. O deputado Rogério Marinho é o campeão de emendas para a nossa cidade e já entrou para a história de Serra Negra”, disse Serginho Fernandes, em evento que contou com a presença ainda de vereadores, ex-prefeitos e lideranças da região.

Já em Tenente Laurentino Cruz, a prefeita Sueleide agradeceu ao empenho de Rogério em contribuir para a administração municipal. A gestora relembrou que, após assumir o cargo no início de 2017, o parlamentar foi pessoalmente conhecer a realidade “caótica” das finanças da cidade. “E desde aquele primeiro mês de gestão tem sido um verdadeiro pai para esta prefeita, sempre orientando, ajudando e disposto a fazer Tenente Laurentino voltar a crescer”, disse.

Rogério Marinho agradeceu ao reconhecimento dos prefeitos e disse que pretende manter a parceria com as Prefeituras para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população. “Nosso mandato sempre esteve de portas totalmente abertas para Serra Negra do Norte e Tenente Laurentino, assim como todos os demais municípios do RN. O nosso trabalho sempre foi voltado para ajudar os municípios potiguares e é muito gratificante perceber que todo o esforço tem dado resultado a favor da população”, disse o deputado.

Antes de cumprir agenda no Seridó, o deputado Rogério Marinho acompanhou a visita do candidato a presidente da República, Geraldo Alckmin (PSDB), em Natal. Na capital potiguar, o presidenciável conheceu a Liga Norte-riograndense Contra o Câncer e depois a Guararapes, em Extremoz.

Neste sábado (15), Rogério Marinho segue com agenda de campanha. O parlamentar participa de reuniões e comícios em Natal, Baía Formosa, Canguaretama, Parnamirim e Espírito Santo. Neste domingo (16), a campanha do tucano tem compromissos em São Miguel do Gostoso e Macaíba.

Currais Novos e Tenente Laurentino recebem Ezequiel com grandes carreatas

Nesta sexta-feira (14) depois de cumprir agenda em Natal, ao lado do candidato a presidente da República, Geraldo Alckmin (PSDB), o deputado Ezequiel Ferreira participou de mobilizações nas cidades de Currais Novos e Tenente Laurentino, na região Seridó do Estado. O senador Geraldo Melo e o deputado federal Rogério Marinho também participaram das mobilizações.

“Um grande encontro de amigos. Só tenho gratidão e agradecer a cada um dos correligionários que promoveram este ato de estímulo e apoio a minha candidatura de deputado estadual”, salientou Ezequiel ao agradece em público a equipe que organizou a mobilização; João Neto (vereador e presidente da Câmara), vereadoras Zefinha Moura e Celinha, o vereador Wilton da Pax, a ex-vereadora Dadá, ex-vereador Marinaldo Francisco, Milena Galvão Ferreira de Souza, ex-vice-prefeita e Vilton Cunha, ex-prefeito.

De Currais Novos Ezequiel Ferreira foi recebido em Tenente Laurentino e outra grande carreata percorreu as principais ruas da cidade. “Mais uma vez me surpreendi com o carinho e apreço nas ruas de Tenente Laurentino”, disse Ezequiel ao externar ao organizadores da mobilização o seu reconhecimento pelo empenho de todos.

Em Tenente Laurentino estão na caminhada com Ezequiel a prefeita Sueleide, Paula (vereadora), os vereadores Tomaizinho e Auricélio, os suplentes de vereadores Bico de Ouro, João do Sindicato e Titio e as lideranças Netinho Laurentino e Gildenir.

O deputado aproveitou o encontro para fazer uma prestação de contas das suas ações parlamentares na atual legislatura que concretamente já estão contribuindo para impulsionar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida do município e da região, como vem fazendo nos municípios de todas as regiões do Estado que estão sendo visitadas nesta campanha pela reeleição. Com destaque para ações nas área de saúde (equipamento, ambulância e custeio para hospital regional), segurança púbica (viaturas e reforço de equipes policiais), convivência com a seca (barragens submersas, poços tubulares, operação Vertente II) e infraestrutura (recuperação de estradas, reforma de escolas e saneamento básico).

Vivaldo Costa é recebido no Seridó em Equador e Tangará no Trairi

O deputado Vivaldo Costa esteve neste sábado (8) nas regiões Seridó e Trairi, cumprindo agenda política. No final da tarde o Papa Jerimum foi recebido na cidade de Equador, pelo ex-vereador Cletson, que foi candidato a prefeito nas últimas eleições. Vivado circulou em carro aberto fazendo comícios relâmpagos nos bairros da cidade.

A noite o professor Cletson, vereadores Fábio Bulcão e Marquinhos, ao lado das lideranças Josa Nunes, Oseilton, Naldo de Guariba, Murica, Lucas de Pepeta, Aluízio, Flávio, Bita, Damiana, Welson, Caju, Dimas e Rosenilda da COHAB realizaram uma palestra onde apresentaram a importância de renovar o mandato de Vivaldo Costa na assembleia legislativa.

No Trairi uma grande movimentação aguardava o deputado Vivaldo no município de Tangará. Os ex-prefeitos Gija e Alcimar ao lado de vereadores, lideranças e centenas de pessoas aguardavam a chegada do Papa Jerimum. Recebendo o carinho dos presentes, Vivaldo conversou e falou da amizade e estima que tem ao povo tangaraense.

Escultor do RN entalha imagem de santa em lápis grafite para presentear Papa Francisco

Do G1/RN.

Nos próximos dias, a cidade de Acari, na região Seridó potiguar, vai ficar mais próxima do sumo pontífice. E a maneira disso acontecer se deve ao artista e historiador Adriano Campelo da Silva, de 33 anos, que esculpiu a imagem de uma santa no corpo de um lápis grafite para presentear o Papa Francisco. A obra deve chegar ao Vaticano ainda nesta semana.

“Como o Papa Francisco é muito devoto de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, então escolhi a imagem dela para a escultura. Demorei uma semana para concluir. Ficou com uns cinco centímetros e meio”, disse Campelo. “Feliz por mim e por toda a Acari. Com esse presente, certamente podemos nos sentir mais perto do Santo Papa”, acrescentou.

A missão de entregar a imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, entalhada no lápis, é do padre acariense Flávio Medeiros, que é cerimoniário da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Vivaldo Costa percorre bairros Paraíba, João XXIII e Walfredo Gurgel em Caicó, RN

Com a campanha nas ruas de Caicó, o deputado Vivaldo Costa (PSD) percorreu na noite desta quarta-feira (22) as zonas sul e oeste da cidade. O Papa Jerimum esteve nos Bairros Paraíba, João XXIII e Walfredo Gurgel.

Acompanhado do médico Judas Tadeu, o suplente de vereador Mamá, além de João Paulo e Júnior Profetinha a caravana foi recebida com diversas demonstrações de apoio ao projeto de renovação do mandato de Vivaldo rumo a Assembleia Legislativa.

O “Abraço do Papa” começou pelo bairro Paraíba onde diversas pessoas já esperavam o deputado. Em carro aberto e também caminhando junto do povo o grupo seguiu passando pela praça Manoel Félix no João XXIII, até chegar ao Walfredo Gurgel.

Nesta quinta-feira (23), Vivaldo deverá fazer visitas no Bairro Boa Passagem, em Caicó, bem como se reunir com grupo de apoiadores.

Vivaldo Costa prestigia procissão de encerramento da festa de Sant’ana em Caicó, RN

Milhares de pessoas foram as ruas de Caicó, neste domingo (29), participar da tradicional procissão de encerramento da festa de Sant’Ana, padroeira da cidade. O deputado Vivaldo Costa (PSD) participou da cerimônia e caminhou por todo percurso recebendo o carinho dos presentes. Por volta das 16h30min a imagem da avó de Jesus apareceu na porta principal da Catedral e saiu nas ruas abençoando o povo do Seridó.

Vivaldo estava acompanhando do médico Judas Tadeu e outras lideranças. Após a procissão os fiéis participaram da última missa antes do descerramento da bandeira. A Festa de Sant’Ana de Caicó é considerada patrimônio imaterial do Brasil.

“A procissão de Sant’Ana é o ponto máximo dessa grandiosa festa. Como é bonito ver as ruas de Caicó tomadas pelo povo vestido de branco. Estar com Santana é revigorar a fé, renova nossas esperanças. Que a nossa padroeira possa trazer muitas alegrias para nosso povo. Viva Sant’Ana!”.